Pacientes em MS aguardam até 730 dias na fila de transplante de córnea
Tempo de espera supera a média nacional que atualmente é de 369 dias
Mato Grosso do Sul, assim como grande parte do País, tende a manter o crescimento da fila de espera por uma cirurgia de transplante de córnea.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em Mato Grosso do Sul, pacientes aguardam entre 365 e 730 dias por um transplante de córnea, período superior à média nacional de 374 dias. Atualmente, 383 pessoas estão na fila de espera no estado, onde os procedimentos são realizados na Santa Casa, Hospital São Julião e clínicas credenciadas no interior. O cenário nacional também é preocupante, com 31.240 pessoas aguardando o procedimento. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a pandemia de COVID-19 e a falta de reajuste nos valores dos procedimentos contribuíram para o aumento do tempo de espera, que dobrou nos últimos dez anos.
De acordo com informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o tempo médio que um paciente do Estado espera por um transplante de córnea varia de 365 a 730 dias, a depender da quantidade de doações realizadas.
- Leia Também
- Família doa órgãos de adolescente que morreu após acidente de bicicleta
- Militar salva 5 vidas doando órgãos após morrer em acidente
"Quanto maior o número de doadores, menor tende a ser o período de espera dos pacientes", pontuou a SES em nota.
Atualmente, 383 pacientes estão na fila de espera por um transplante em Mato Grosso do Sul.
Os dados evidenciam que o Estado está acima da média nacional na demora pela realização da cirurgia de transplante de córnea no Brasil, que atualmente é de 374 dias.
Este tempo de espera é mais que o dobro do registrado há 10 anos, quando a média de espera era de 174 dias. O cálculo compara informações do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no período entre 2015 e 2024.
Conforme o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), a tendência de crescimento da fila em nível nacional deve se manter durante o decorrer ano, já que o indicador mensal está em 369 dias.
Os dados foram apresentados durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Curitiba (PR).
Para o CBO, o cenário tem origem em múltiplos fatores, incluindo a falta de reajuste nos valores pagos pelos procedimentos e o impacto da pandemia de Covid-19, que causou o represamento de pacientes, sobretudo entre 2020 e 2023.
Questionada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde informou que as cirurgias de transplante de córnea ocorrem no Estado e que a pasta conta com diversas equipes e estabelecimentos de saúde devidamente autorizados pelo Sistema Nacional de Transplantes para a execução desses procedimentos.
Conforme informado em reportagens do Campo Grande News, o transplante de córnea é feito no Estado nos hospitais da Santa Casa e Hospital São Julião, em Campo Grande. Clínicas credenciadas fazem o procedimento no interior do Estado.
Situação nos estados - O levantamento do CBO também indica que, entre os estados, o tempo de espera para transplantes de córnea é diversificado. Em 2024, Acre, Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, por exemplo, registraram fila que ultrapassou 1.000 dias, chegando a 1.424 no estado fluminense.
Outros estados mostraram melhor desempenho e foram classificados pela entidade como “bons exemplos”, incluindo Ceará (58 dias), Santa Catarina (164 dias), Mato Grosso (227 dias), Amazonas (243 dias), São Paulo (247 dias) e Paraná (256 dias).
Até julho de 2024, a pesquisa do Conselho também informa que o Brasil contabilizava 31.240 pessoas inscritas na fila por um transplante de córnea.
São Paulo concentrava o maior número, 6.617 pacientes (21% do total nacional), seguido por Rio de Janeiro (5.141) e Minas Gerais (4.346). Entre os estados com menor demanda estão Mato Grosso (55) e Ceará (58).
As mulheres são maioria na fila (55,7% dos pacientes). Já pessoas com 65 anos ou mais representam quase a metade dos que aguardam pelo transplante (47%), o que, segundo o CBO, reflete o envelhecimento da população e o aumento das doenças degenerativas da córnea.
Saiba - Córnea é a camada transparente em forma de cúpula na parte frontal do olho que protege o globo ocular e foca a luz na retina, sendo essencial para a visão nítida.
Ela atua como uma barreira contra agentes externos, filtra a luz UV (ultravioleta) e é responsável pela maior parte do poder de foco da visão.