ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Pandemia está em estágio de transição para endemia, diz secretária de Saúde

Estado registrou nesta manhã as menores médias de casos e mortes por coronavírus, desde janeiro deste ano

Guilherme Correia | 16/03/2022 11:09
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina contra a covid-19, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Profissional de saúde prepara aplicação de vacina contra a covid-19, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul registrou 776 casos e oito mortes em boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (16) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). De acordo com a secretária-adjunta em Saúde, Crhistinne Maymone, a doença está num estágio entre pandemia e endemia, ainda que cada município tenha suas particularidades.

"A Organização Mundial da Saúde ainda trata como uma pandemia. Possivelmente, nós estamos entre pandemia e epidemia [...] estamos num período próximo de transição de pandemia para epidemia.", disse ela em transmissão nesta manhã.

O posicionamento é semelhante por parte do presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Rogério Leite, bem como pelo próprio secretário estadual, Geraldo Resende e até o pesquisador e professor Julio Croda.

Ela ressalta que cidades têm ainda algumas obrigações, mas outros não. Por exemplo, Dourados não obriga mais a máscara em qualquer ambiente e, portanto, o uso depende da consciência de cada um.

Há municípios que têm muitos poucos casos há mais de quatro semanas, mas há municípios que ainda têm circulação viral intensa. Você deve observar a circulação viral de seu município, e a regra que está, naquele momento, atuando."

No entanto, Campo Grande decidiu que o acessório ainda tem caráter de exigência em ambientes internos.

A média móvel dos últimos sete dias tem sido de aproximadamente 833,9 infecções e 4,3 óbitos a cada 24 horas. Tais índices são, respectivamente, os menores desde 11 e 23 de janeiro deste ano.

Segundo o boletim, cerca de 30% dos leitos de terapia intensiva dedicados a pacientes adultos da covid, estão ocupados.

As vítimas confirmadas hoje tinham entre 40 e 90 anos e eram de Campo Grande (5), Jardim, Tacuru e Naviraí. Desde o início da pandemia, foram confirmados 516,2 mil casos, dos quais 501 mil foram recuperados.



Nos siga no Google Notícias