ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Pandemia tem sinais de melhora, mas ocupação de UTI segue em alto nível

Segundo dados do governo estadual, houve redução de pacientes internados, mas média é superior a todo 2020

Guilherme Correia | 12/07/2021 11:49
Paciente internado com covid-19 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)
Paciente internado com covid-19 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

Depois de semanas caóticas por conta da covid-19, com média de 50 mortes por dia e superlotação nos hospitais de Mato Grosso do Sul, o Estado tem vivido uma pequena melhora na situação da pandemia.

Apesar de boas notícias, muito relacionadas com o bom desempenho na vacinação, a macrorregião de Campo Grande, por exemplo, ainda tem 86% dos leitos de terapia intensiva ocupados. No geral, inclusive, os números indicam que MS ainda vive situação crítica nesse quesito.

A reportagem levantou, segundo o painel Mais Saúde, quantos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estavam ocupados, por dia, desde junho do ano passado em todo Mato Grosso do Sul. Para facilitar a visualização, já que os dados podem apresentar algumas divergências, foi feita uma média de semanal desde então.

A última semana teve média de 746 pacientes internados nos hospitais públicos e privados em território sul-mato-grossense. A média é inferior ao registrado em 3 de julho, quando havia cerca de 1,1 mil pacientes nessas condições, mas ainda está longe do verificado durante 2020.

Em todo ano passado, o recorde aconteceu em 4 de setembro, com 598 pacientes internados em média diária.

Boletim atualizado - Conforme antecipado mais cedo pelo próprio Campo Grande News, nesta segunda-feira (12) foram registrados nove óbitos, número muito abaixo do que se costuma verificar.

Além dessa redução na quantidade de vítimas fatais do coronavírus sendo registrada, as infecções em geral tiveram uma redução expressiva nas últimas semanas, ainda que agora tenha subido levemente.

Vale ressaltar que a vacinação não prevê redução nos casos em geral, já que maior parte da imunidade se dá para casos graves da doença, não impedindo a infecção pelo vírus.

Durante transmissão feita pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), o titular da pasta, Geraldo Resende, salientou que o Estado está "vencendo a covid", mas que o caminho é árduo. "Ainda não vencemos, ainda há um longo percurso a ser cumprido", disse.

Ainda assim, ele reforçou que o "quadro desolador" passou, ao menos por enquanto. Por fim, Resende também destacou o trabalho feito por servidores da saúde, que têm mantido Mato Grosso do Sul no topo da lista de estados que mais vacinam.

"Em pequenos e grandes municípios, [servidores] têm sido guerreiros e guerreiras. Heróis na luta contra a covid-19. Muito, senão a maioria das conquistas se dão aos servidores de saúde e os que colaboram conosco, de outras secretarias, da segurança pública, assistência social, educação", afirmou.

Com dados atualizados, o Estado chega hoje a 343,8 mil casos e 8.537 óbitos registrados pelo coronavírus desde o início da pandemia.

Nos siga no Google Notícias