Pela 2ª vez, ataque hacker leva Detran a prorrogar prazo de licenciamento
Tentativas de invasão causaram instabilidade no sistema do órgão
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul sofreu, pelo menos, duas tentativas de invasão hacker entre o final de junho e o começo deste mês. Elas provocaram instabilidade no sistema do órgão e obrigaram a duas prorrogações da data de vencimento para pagar o licenciamento de veículos com placas de finais 1, 2 e 3.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Detran de Mato Grosso do Sul sofreu duas tentativas de invasão hacker entre junho e julho, causando instabilidade no sistema e forçando a prorrogação do prazo de licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3, originalmente vencido em 30 de junho. Uma nova data será definida para evitar sobreposição ao vencimento do dia 31 de julho, referente às placas finais 4, 5 e 6.
O prazo normal venceria em 30/06. Ele havia sido estendido para 17/07, hoje, após o primeiro ataque. Com a segunda tentativa registrada, o novo vencimento será discutido nesta manhã e divulgado até o fim da tarde, segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão.
- Leia Também
- Detran abre cadastro para professores e instrutores de trânsito
- Hackers tentam invadir sistemas do Detran e instabilidade afeta serviços
A nova data não deverá coincidir com a data do vencimento do licenciamento de veículos com placas finais 4, 5 e 6, que será em 31 de julho.
"Estamos trabalhando para divulgar as novas datas ainda hoje. A definição da prorrogação está sendo tratada nesta manhã, justamente para evitar sobreposição ao vencimento do dia 31, o que poderia gerar colapso nos acessos e nova instabilidade nos sistemas", informou a nota.
Prazos processuais, vencimentos de taxas e demais obrigações vigentes durante o período de instabilidade também terão prazos prorrogados.
Pode pagar mesmo assim? - O pagamento do licenciamento pode ser feito normalmente enquanto não houver novo prazo. O contribuinte só não conseguirá emitir o documento com exercício atualizado.
"Ele será disponibilizado automaticamente assim que o sistema retornar à operação normal", segundo a assessoria de imprensa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

