ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Prefeitura licita obra para instalação de corredor de ônibus na Calógeras

Obra prevê, ainda, instalação de ciclovia e recapeamento da avenida em toda a sua extensão

Silvia Frias | 31/05/2021 08:40
Modelo de corredor  ser adotado  na rua Rui Barbosa, similar ao que será adotado em outras vias (Foto/Divulgação)
Modelo de corredor  ser adotado  na rua Rui Barbosa, similar ao que será adotado em outras vias (Foto/Divulgação)

A prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratar empresa especializada para implantação de infraestrutura do sistema de transporte público na avenida Calógeras, no trecho Mato Grosso e Eduardo Elias Zahran.

A obra, orçada em R$ 13.778.614,38, segundo informações do secretário Municipal de Obras, Rudi Fiorese, faz parte de mais etapa do programa Reviva Campo Grande e prevê faixa exclusiva de ônibus, instalação de ciclovias e recapeamento das vias.

A abertura da licitação, do tipo concorrência pública, será no dia 5 de julho, com entrega de documentos de habilitação e proposta, conforme publicação hoje no Diário Oficial da União. A divulgação em diário federal é decorrente do investimento com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Modelo do projeto a ser adotado no corredor sul foi apresentado no dia 18 de maio, referente ao que será feito na rua Rui Barbosa, também dentro do cronograma do programa Reviva Campo Grande. Como no microcentro, a obra foi divida em dois lotes e será executada pelas empreiteiras DP Barros e Engepar, que venceram a licitação. Na reunião, representantes das empresas vão apresentar o plano de ataque para as intervenções.

Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015.  São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte ), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.

Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos, com isto a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos.


Nos siga no Google Notícias