ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Programa pretende capacitar 800 mil jovens de baixa renda até 2022

Projeto vai disponibilizar reforço de português e matemática, além de cursos de qualificação profissional.

Juliana Gonçalves, Agência Rádio Mais | 30/07/2019 22:59

Parceria entre o SESI e o Ministério da Cidadania propõe atender cerca de 800 mil jovens de 18 a 29 anos que não estudam nem trabalham, oferecendo programas educacionais que facilitam a inserção no mercado de trabalho. O acordo foi assinado nesta terça-feira (30) pelo ministro Osmar Terra e pelo diretor do Departamento Nacional do SESI, Robson Braga de Andrade, que também é presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os jovens inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal, com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família, serão os selecionados para o programa com o objetivo de promover a empregabilidade e a geração de renda desta parcela da população em situação de vulnerabilidade.

Para Robson Andrade, o acordo assinado é uma importante ferramenta para ofertar qualificação profissional no país.

“Está dentro do que sabemos fazer, que é trabalhar com educação, formação, qualificação e desenvolvimento de pessoas para que elas tenham um emprego decente. Vamos trabalhar para que a gente possa ajudar a sociedade brasileira a mudar seu futuro”, afirmou.

O ministro Osmar Terra considera que a parceria ajuda a capacitar os jovens de acordo com a realidade da região em que vivem. “Esse programa é importante porque cria uma oportunidade de, mesmo na situação difícil que o país está, nós podermos dar uma oportunidade nova e robusta de emprego e renda para os jovens entre 18 e 29 anos que nem trabalham nem estudam e que vivem nas famílias mais pobres do Brasil”, esclareceu.

O programa vai disponibilizar reforço de português e matemática em módulos de 100 horas, com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, integrados a cursos de qualificação profissional de 200 horas, em média. Os cursos serão oferecidos de acordo com as particularidades econômicas de cada região, de forma a atender com maior eficiência as demandas do setor produtivo local.

A estimativa é que sejam atendidos, até 2022, 44.318 jovens na região Norte; 99.342, no Nordeste; 147.551, no Sul; 461.072, no Sudeste; e 47.717, no Centro-Oeste. Os números de atendimentos aumentam progressivamente ao longo dos anos, começando com 100 mil vagas em 2019.

SESI

O Serviço Social da Indústria (SESI) tem como desafio desenvolver uma educação de excelência voltada para o mundo do trabalho e aumentar a produtividade da indústria, promovendo a saúde e segurança do trabalhador. O SESI possui 501 escolas e 553 unidades móveis. Só ano passado, 1,1 milhão de matrículas foram realizadas em educação básica, continuada e ações educativas.

Nos siga no Google Notícias