ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Secretaria de Saúde agora monitora 10 casos suspeitos de coronavírus em MS

Boletim divulgado hoje aponta um caso Aparecida do Taboado, um em Dourados, dois em Três Lagoas e seis em Campo Grande

Rosana Siqueira e Maressa Mendonça | 12/03/2020 16:55
Secretário esteve reunido hoje com a comissão para debater ações na saúde. (Paulo Francis)
Secretário esteve reunido hoje com a comissão para debater ações na saúde. (Paulo Francis)

Subiu para 10 os casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Mato Grosso do Sul: 1 em Aparecida do Taboado, 1 em Dourados, 2 em Três, Lagoas e 6 em Campo Grande. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado hoje pela SES.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 33 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 23 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, oito foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Seis foram descartados por serem diagnosticados com influenza A, após exames do Lacen.

Já foram descartados um caso em Ponta Porã e nove em campo Grade por darem negativo no exame para coronavírus, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo.

Dos dez casos em investigação, três estão no Lacen para a realização de exames preliminares para Influenza e mais oito tipos de vírus respiratórios. Sete já passaram pelo exame de triagem do Lacen e foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios, incluindo o novo coronavírus (2019-nCOV).

Diariamente, as 16 horas, a Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (COVID-19), exceto finais de semana. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Secretário de Saúde, Geraldo Rezende diz que MS tem 30 leitos disponíveis, mas não exclusivos para coronavírus. (Paulo Francis)
Secretário de Saúde, Geraldo Rezende diz que MS tem 30 leitos disponíveis, mas não exclusivos para coronavírus. (Paulo Francis)

Leitos - O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende disse que MS tem 30 leitos disponíveis voltados para o coronavírus. "Mas eles não serão exclusivos porque aqui nosso problema é dengue. As medidas sobre as doenças estão sendo dadas com devida habilidade e transparência e os números são sempre atualizados as 16 horas pontualmente", enfatizou o secretário em reunião na tarde de hoje.

Sobre a orientação do ministro da Saúde, Henrique Mandetta de que municípios poderiam trocar medicamentos, Resende explicou que “não tem medicação específica pro corona. Estamos com estoques de medicamentos para combate a dengue e pacientes virais. Estes estoques certamente vão nos auxiliar. Toda a secretaria está concentrada para que não faltem insumos gerais”. Ele diz que o valores dos insumos chegaram a subir 30% no último mês.

O Governo federal realiza amanhã uma reunião com todos os estados afetados, mas o secretário disse que MS não foi convocado. "Fomos chamados apenas para participar no dia 25 de uma reunião ordinária, onde estarão todos os secretários de Saúde em Brasília", frisou.

Sobre o monitoramento de suspeitas, Resende falou que este caso da Cassems não é suspeito para coronavirus. “A imprensa nos alertou e cobrou. Mas não chegou aqui. Depois pedi e a secretaria fez tratativas junto a Cassems que negou veemente casos de coronavírus na unidade”, avaliou.

“São alardes e alarmes falsos. Nestas horas há muitas noticias falsas, as Fake News”, disse Rezende reforçando que o corona não tem casos confirmados em MS. “O que temos são suspeitos e cada dia são mais excluidos ou descartados”, frisou.

Fronteira - No caso do coronavírus ter aparecido no Paraguai e Bolívia, ele destacou que os municípios fronteiriços estão sendo acompanhados. "Estão tratando como devemos fazer. Dando apoio as secretarias municipais de saúde das faixas de fronteira. Elas não estão agindo sozinhas, elas contas ainda com a ajuda da Justiça e segurança para fazer o enfrentamento”, relatou.

Resende ainda lembrou que o Lacen fará todos os exames no Estado. "Amanhã uma servidora do Lacen irá ao RJ e assim já pode expedir diagnostico. Já temos 240 testes disponíveis para MS", avaliou.

Nos siga no Google Notícias