ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sistema do TRE falha e complica último dia de regularização do título eleitoral

Instabilidade ocorre no prazo final dado pelo Tribunal Eleitoral, para revolta de quem deixou para última hora

Por Geniffer Valeriano | 08/05/2024 15:06
Funcionário do TRE conversa com quem aguarda atendimento no Cijus (Foto: Ana Beatriz Rodrigues)
Funcionário do TRE conversa com quem aguarda atendimento no Cijus (Foto: Ana Beatriz Rodrigues)

Com alta demanda, sistema do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) fica intermitente e os atendimentos acontecem com lentidão nesta quarta-feira (8). O problema ocorre no último dia do prazo para regularizar a situação eleitoral de quem tem alguma pendência e vai eleger vereador e prefeito nas eleições deste ano.

O “jeitinho brasileiro” de deixar tudo para a última hora foi registrado pelo Campo Grande News que ainda no início da manhã de hoje conversou com pessoas que madrugaram na fila do TRE do Parque dos Poderes, de Campo Grande, para poder regularizar o título.

Nesta tarde, no TRE que fica no Cijus (Centro de Justiça Integrada), a auxiliar de cartório Roberta Barros contou que o sistema ficou fora do ar durante 30 minutos e quando retornou o atendimento foi encerrado. “Iremos atender somente até onde as senhas foram distribuídas. Quem ainda aguarda estamos orientando a procurar o Parque dos Poderes”, disse.

Pessoas aguardam em fila para regularizar situação eleitoral no Cijus (Foto: Ana Beatriz Rodrigues)
Pessoas aguardam em fila para regularizar situação eleitoral no Cijus (Foto: Ana Beatriz Rodrigues)

Maria Eduarda de Souza, de 19 anos, relata que chegou às 12h e conseguiu pegar uma das últimas senhas distribuídas. Com a lentidão do sistema, a jovem aguarda por mais de duas horas para conseguir tirar a primeira via do título de eleitor.

Em contrapartida, a aposentada Claudia Grangeiro, de 53 anos, descobriu que os atendimentos haviam sido encerrados apenas depois que foi pedir informações. “Eu acho isso uma falta de respeito, porque não avisaram nada, deixaram 'a Deus dará' e agora falam que quem não regularizar hoje é só depois das eleições”.

Em Aquidauana, população aguarda pelo retorno dos atendimentos (Foto: Direto das Ruas)
Em Aquidauana, população aguarda pelo retorno dos atendimentos (Foto: Direto das Ruas)

Em Aquidauana, que fica a 141 km da Capital, os atendimentos do Cartório Eleitoral da cidade foram interrompidos às 14h30. O comerciante de 47 anos, que pediu para não ser identificado, contou que foi informado que a pausa nos atendimentos foi realizada porque o sistema estava fora do ar. Até às 15h30 os atendimentos ainda não haviam retornado.

Para a reportagem, a assessoria do TRE informou que “o sistema está intermitente. O Brasil todo enfrenta lentidão, neste último dia do prazo”. A reportagem ainda questionou se o prazo para regularizar a situação eleitoral seria prorrogado, mas não recebeu nenhum retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias