ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Suspeito de dar fuga a doleiro, ex-presidente Paraguaio consegue HC

Investigação também aponta envolvimento do empresário Felipe Cogorno, dono do Shopping China

Marta Ferreira | 29/11/2019 12:30
Horácio Cartes, ex-presidente do Paraguai, diz que está à disposição de autoridades do Paraguai. (Foto: Agência Brasil)
Horácio Cartes, ex-presidente do Paraguai, diz que está à disposição de autoridades do Paraguai. (Foto: Agência Brasil)

Alvo de mandado de prisão em fase recente da operação Lava Jato, a Operação Patrón, o ex-presidente paraguaio Horácio Cartes conseguiu nesta sexta-feira liminar em habeas corpus impetrado no STJ (Superior Tribunal de Justiça), derrubando a ordem. Ele é acusado pelo MPF (Ministério Público Federal) de ajudar Dario Messes, chamado de “doleiro dos doleiros”, em operação que envolve suspeita, ainda, em relação ao dono do Shopping China, Felipe Cogorno, em Pedro Juan Caballero, cidade separada por Ponta Porã, no Brasil, por apenas uma rua.

A liminar favorável a Horácio Cartes foi concedida pelo ministro Rogério Schietti. Como se trata de decisão provisória, ainda pode ser alterada.

O empresário Felipe Cogorno também tem ordem de prisão decretada e tentou derrubar a decisão no Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, sem sucesso. A defesa dele informou que recorreria ao STJ, mas ainda não há registros de pedido de salvo-conduto.

Os dois estão em solo paraguaio, já que lá seguem livres de acusação. O ex-presidente, inclusive, pediu nesta semana para ser processado em seu país. Alega que “está a disposição das autoridades” paraguaias.

Nos siga no Google Notícias