ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Transporte de doses para 145,6 mil será feito em 26 viaturas

Estratégia de distribuição do imunizante e dos insumos envolve profissionais da Saúde e Segurança Pública

Tainá Jara | 14/01/2021 10:47
Coronavac está entre as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan é que será distribuída no País (Foto: Divulgação/Governo do SP)
Coronavac está entre as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan é que será distribuída no País (Foto: Divulgação/Governo do SP)

Plano de distribuição de imunizantes e insumos contra a covid-19 foi divulgado nesta quinta-feira, pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A estrutura vai utilizar de 26 viaturas e profissionais da Saúde e da Segurança Pública para transportar doses para vacinar 145,6 mil pessoas na primeira fase da vacina.

A expectativa é levar os imunizantes para o grupo prioritário em 48h para os 78 municípios do interior do Mato Grosso do Sul. A doses serão aplicadas nos grupos prioritários, que somam 890,5 mil pessoas no Estado.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, a estrutura visa reduzir de forma considerável o tempo médio habitual de distribuição de imunizantes no território estadual. Além da vacina, também serão transportados os insumos necessários para aplicação, como agulhas e seringas.

Estabelecer agilidade no transporte é necessários, pois os imunizantes não podem permanecer por longos períodos fora de câmaras frias, mesmo que acondicionados em caixas térmicas com gelox.

O Ministério da Saúde não definiu data para o início da vacinação e nem as datas de cada uma das quatro fases da campanha, porém, de acordo com a projeção apresentada, no dia 29 de dezembro de 2020, é de que a imunização poderá começar no dia 20 de janeiro. Se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderá ter início entre esta data e 10 de fevereiro. Em um cenário menos favorável, a vacinação no Brasil poderá ocorrer a partir de 10 de fevereiro.

Todas as vacinas que estão sendo produzidas no Instituto Butantan serão, a partir desse momento, incorporadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Elas serão distribuídas de forma equitativa e proporcional, assim como as vacinas da AstraZeneca da Oxford, cuja estratégia do Governo Federal, poderá acarretar o fracionamento de envio dos imunizantes em cada fase da campanha de vacinação, gerando a necessidade da realização de vários transportes de imunizantes aos respectivos municípios em curtos espaços de tempo.

Conforme o secretário Geraldo Resende, devido as constantes alterações apresentadas entre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 e as planilhas de Estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação contra Covid – 2021, fatalmente ajustes serão necessários no presente plano, no decorrer da campanha de vacinação. O número de doses, por exemplo, é decorrente de uma estimativa.

Insumos - Além dos estoques de 2,5 milhões de agulhas e seringas, O Governo do Estado possui dois processos em andamento para aquisição dos insumos. Um para aquisição de 740.689 mil seringas e agulhas, e outro para aquisição de 7 milhões de seringas e agulhas.

(Matéria alterada no dia 18 de janeiro de 2021 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias