ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  30    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

UFMS suspende transporte por 45 dias após problemas em ônibus

A UFMS não informou o impacto da suspensão para as aulas e quantos alunos serão afetados

Por Izabela Cavalcanti | 30/10/2025 11:37


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A UFMS suspendeu por 45 dias o transporte intermunicipal e interestadual de alunos e servidores após problemas recorrentes com os ônibus. A medida não afeta translados internos entre câmpus e a Fazenda Escola. A decisão foi tomada depois que estudantes relataram diversos problemas, como estruturas se desprendendo, falhas mecânicas frequentes e água suja caindo do teto. Em outubro, um micro-ônibus furou o pneu e seu substituto quebrou em Água Clara. A universidade abriu processo contra a empresa prestadora de serviços.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) suspendeu por 45 dias o transporte intermunicipal e interestadual de alunos e servidores por veículos oficiais e terceirizados. A Instrução Normativa foi publicada pela instituição.

A decisão ocorre após alunos ficarem parados na estrada por problemas no ônibus de Três Lagoas. De acordo com relatos de alunos publicados nas redes sociais, os ônibus apresentam estruturas se desprendendo durante o trajeto, apresentam problemas mecânicos com frequência, trocas constantes e improvisadas de veículos e água suja caindo do teto.

No dia 24 de outubro, um micro-ônibus furou o pneu e foi substituído por outro veículo, que acabou quebrando em Água Clara.

No dia 28 de outubro, a Proadi (Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura) realizou uma reunião com todas as direções das unidades acadêmicas (câmpus, faculdades, institutos e escola) para debater o assunto, no qual, obteve apoio integral para a decisão.

Segundo o pró-reitor Hercules Sandim, com isso, será possível reavaliar as “condições da frota, permitindo que sejam executados diagnósticos detalhados sobre os veículos, a adequação dos contratos de transporte terceirizado e a identificação de oportunidades de otimização de custos e eficiência, alinhadas às boas práticas de gestão pública”.

De acordo com o documento, a suspensão não se aplica aos translados internos realizados dentro dos câmpus ou entre câmpus e a Fazenda Escola. Além disso, deslocamentos iniciados antes da publicação da Instrução Normativa poderão ser concluídos normalmente, completando o itinerário planejado.

Após o período, a Proadi irá produzir um relatório com recomendações e ações para a retomada gradual das viagens.

O Campo Grande News questionou a UFMS se os alunos irão ficar sem aula, mas não obteve resposta.  Em nota, a instituição respondeu que “imediatamente, a UFMS determinou a apuração de responsabilidades pela Corregedoria e abriu processo sancionador contra a empresa prestadora de serviços.”

UFMS suspende transporte por 45 dias após problemas em ônibus
Parte dos alunos parados, aguardando ônibus ser consertado (Foto: Direto das Ruas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.