ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Vestibular da UEMS teve 21,55% de abstenções neste ano

Prova foi realizada no último sábado e alguns candidatos tiveram problemas com a falta de energia elétrica

Natália Olliver | 19/12/2022 16:21
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A quantidade de abstenções no vestibular da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), realizado no último sábado (17), foi de 21,55%, ou seja, 1.826 candidatos em todo Estado. Ao todo, foram 12.657 inscrições realizadas, sendo 8.474 pagas. O número foi acima do esperado pela instituição, que contava com 6 mil participantes, como aconteceu em 2021.

O algorismo diz respeito apenas àqueles que não compareceram aos locais de provas, não aos que desistiram de terminar a avaliação por fatores diversos, como o adiamento da prova devido às fortes chuvas.

Em Campo Grande, a UFMS, um dos locais de aplicação da prova, ficou sem energia elétrica por 1h45. Em nota, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pelo vestibular, alegou que os candidatos ensalados na instituição, nos blocos Multiuso I e Multiuso II, passaram por interrupção de energia elétrica, por volta das 15h50.

“Naquele momento, caia uma forte chuva na Capital, porém, o motivo exato do desabastecimento ainda está sendo averiguado pela concessionária de distribuição de energia elétrica local, a Energisa. E para evitar que os candidatos que realizavam as provas nestes dois blocos não fossem prejudicados, dada a impossibilidade momentânea de continuidade, em face ao caso de força maior ocasionado pela falta de energia, a Fapec estendeu, especificamente na UFMS, em 45 minutos e em 1h45, respectivamente, o horário para que os vestibulandos do Multiuso II e I, pudessem concluir o exame”, disse.

De acordo com a Fatec, todas as providências cabíveis e possíveis foram tomadas. “Os candidatos foram acolhidos, amparados e informados sobre a situação, sendo-lhes restituído o seu tempo de prova. Imediatamente, a Fapec acionou a equipe de plantão da concessionária para atendimento emergencial. Contudo, é importante destacar que em todos os certames a Fapec encaminha previamente ofício à concessionária, informando sobre a aplicação das provas, solicitando a disponibilidade de uma equipe para atendimento rápido”, completou.

Vestibular - A Uems aplicou prova objetiva e de redação em Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

A instituição oferta 1.322 vagas em 64 cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento. Em 2023, a Uems completará 30 anos de existência, atuando em 28 municípios de Mato Grosso do Sul, com unidades presenciais e polos de Educação a Distância pela UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Nos siga no Google Notícias