A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Março de 2019

23/02/2019 17:46

Com aumento de casos de dengue, ministro alerta para cuidados

Em MS, houve aumento de 433% no número de casos da doença, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde

Mayara Bueno
Ministro durante a coletiva, esta manhã. (Foto: Mayara Bueno) Ministro durante a coletiva, esta manhã. (Foto: Mayara Bueno)

Com aumento de 433% no número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para cuidados relacionados à doença e também ações feitas para combater a incidência em todo Brasil.

Segundo boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), até 20 de fevereiro, já foram notificados 5.737 casos de dengue no Mato Grosso do Sul. O número representa um aumento de 433% em relação ao mesmo período do ano passado, que recebeu 1.075 notificações da doença.

“Estamos fazendo campanha em rede nacional, alerta para os municípios, monitorando todos os Liras (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypiti), avisamos previamente as cidades que estão tendo epidemias”.

Contudo, a principal “medida” ainda é cuidar das casas e terrenos. “Dengue é sazonal, 96% da população sabe que não pode deixar agua parada, que os focos são próximos às casas, sabe os sintomas, os sinais, precisa pegar as informações e transformar em atitude”.

A quantidade de notificações registradas até 20 de fevereiro ultrapassa a metade do número de casos notificados durante todo o ano de 2018, que foi de 10.706. 

Segundo as estatísticas da SES com base nos dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde, o Estado vem registrando aumento das notificações há dois anos, depois de ter observado uma queda drástica de 2016 - que atingiu 65.505 notificações - para 2017 - com apenas 7.274.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions