ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Campo Grande News 15 anos

Aos 15 anos, Campo Grande News é a história do jornalismo online em MS

Ângela Kempfer | 01/03/2014 07:10
De 2 profissionais em 1999, hoje o Portal tem 36 pessoas produzindo notícias diariamente.
De 2 profissionais em 1999, hoje o Portal tem 36 pessoas produzindo notícias diariamente.

Quando o acesso ainda era discado, qual louco pensaria em publicar notícias na internet? Mas foi o atrevimento de quem percebe a evolução inevitável que colocou no dia 4 de março de 1999 o site Campo Grande News no ar. Em pouco tempo, já eram 20 mil visualizações,estatística que após 15 anos atinge 16 milhões de leituras mensais. Nascemos junto com o jornalismo online.

Agora somos Portal, com tudo o que o conceito exige, o conteúdo 100% regional e o título incontestável de mais acessado em Mato Grosso do Sul. Alcançamos uma dimensão inimaginável naqueles tempos de veículos impressos fortes, aparentemente inabaláveis.

“Eu tinha uma distribuidora de jornais e revistas e um dia uma assinante disse que não renovaria o contrato porque estava lendo notícias na internet. Pensei: ‘poxa, meu negócio acabou’. Mas resolvi reagir”, lembra Miro Ceolim, dono do Grupo Tendência.

A resposta daquela mulher foi o suficiente para levar o empresário a mudar os investimentos e comprar uma franquia de provedor de internet. Em apenas dois anos, era o maior do Estado. “Precisava então um produto nosso, que falasse de Mato Grosso do Sul e decidi criar o site”, conta.

O convidado para o projeto foi Lucimar Couto, conhecido pelo jornalismo político, homem de redação, acostumado com o cheiro do papel, mas com disposição de sobra para uma nova forma de fazer comunicação. “Estava na Folha do Povo e o Miro me procurou. Não sabia direito como seria no futuro, mas acreditei”, diz o jornalista e atual Diretor Executivo do Campo Grande News.

Com a tarefa bem cumprida, aquela equipe de repórter e secretária passou a ter 36 profissionais entre jornalistas, fotógrafos, motoristas, funcionários administrativos e publicitários, além de contar com a contribuição de milhares de leitores que diariamente participam com comentários, sugestões e críticas.

“Nunca investimos um centavo em publicidade e conseguimos chegar longe. Aonde eu vou alguém comenta sobre a importância do nosso trabalho. Isso é o grande prêmio”, avalia Ceolim.

O começo difícil, não só pela estrutura reduzida, mas pela luta para conquistar anunciantes, é hoje história remota. “Antes, era um processo de convencimento diante de uma mídia nova. Mas com o tempo e a credibilidade, as empresas passaram a procurar o portal para anunciar e viraram grandes parceiras”, comenta Lucimar Couto.

São 15 anos de tantas reportagens e boas parcerias que consideramos essa trajetória digna de uma série especial de reportagens que começa a ser publicada hoje e segue durante todo o mês de março.

Vamos falar de pessoas que tiveram a vida transformada a partir de publicações no Campo Grande News, do trabalho que nos fez referência estadual e nacional, da relevância que nos transformou em objeto de estudos acadêmicos, do papel fundamental na imprensa sul-mato-grossense.

A pauta também abrange grandes coberturas - algumas traumáticas, inclusive, para quem lida com a notícia diariamente. O cotidiano produziu rebeliões sangrentas, mortes, dramas, mas também rendeu histórias comoventes de pessoas simples que ao virarem notícias fizeram um bem à esperança, aspectos que merecem ser lembrados.

A série especial pretende mostrar como o Campo Grande News se transformou em um dos maiores portais de notícias do País, líder na região Centro-Oeste e empenhado a ser cada vez mais importante na vida da população de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias