A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

01/03/2014 07:10

Aos 15 anos, Campo Grande News é a história do jornalismo online em MS

Ângela Kempfer
De 2 profissionais em 1999, hoje o Portal tem 36 pessoas produzindo notícias diariamente.De 2 profissionais em 1999, hoje o Portal tem 36 pessoas produzindo notícias diariamente.

Quando o acesso ainda era discado, qual louco pensaria em publicar notícias na internet? Mas foi o atrevimento de quem percebe a evolução inevitável que colocou no dia 4 de março de 1999 o site Campo Grande News no ar. Em pouco tempo, já eram 20 mil visualizações,estatística que após 15 anos atinge 16 milhões de leituras mensais. Nascemos junto com o jornalismo online.

Agora somos Portal, com tudo o que o conceito exige, o conteúdo 100% regional e o título incontestável de mais acessado em Mato Grosso do Sul. Alcançamos uma dimensão inimaginável naqueles tempos de veículos impressos fortes, aparentemente inabaláveis.

“Eu tinha uma distribuidora de jornais e revistas e um dia uma assinante disse que não renovaria o contrato porque estava lendo notícias na internet. Pensei: ‘poxa, meu negócio acabou’. Mas resolvi reagir”, lembra Miro Ceolim, dono do Grupo Tendência.

A resposta daquela mulher foi o suficiente para levar o empresário a mudar os investimentos e comprar uma franquia de provedor de internet. Em apenas dois anos, era o maior do Estado. “Precisava então um produto nosso, que falasse de Mato Grosso do Sul e decidi criar o site”, conta.

O convidado para o projeto foi Lucimar Couto, conhecido pelo jornalismo político, homem de redação, acostumado com o cheiro do papel, mas com disposição de sobra para uma nova forma de fazer comunicação. “Estava na Folha do Povo e o Miro me procurou. Não sabia direito como seria no futuro, mas acreditei”, diz o jornalista e atual Diretor Executivo do Campo Grande News.

Com a tarefa bem cumprida, aquela equipe de repórter e secretária passou a ter 36 profissionais entre jornalistas, fotógrafos, motoristas, funcionários administrativos e publicitários, além de contar com a contribuição de milhares de leitores que diariamente participam com comentários, sugestões e críticas.

“Nunca investimos um centavo em publicidade e conseguimos chegar longe. Aonde eu vou alguém comenta sobre a importância do nosso trabalho. Isso é o grande prêmio”, avalia Ceolim.

O começo difícil, não só pela estrutura reduzida, mas pela luta para conquistar anunciantes, é hoje história remota. “Antes, era um processo de convencimento diante de uma mídia nova. Mas com o tempo e a credibilidade, as empresas passaram a procurar o portal para anunciar e viraram grandes parceiras”, comenta Lucimar Couto.

São 15 anos de tantas reportagens e boas parcerias que consideramos essa trajetória digna de uma série especial de reportagens que começa a ser publicada hoje e segue durante todo o mês de março.

Vamos falar de pessoas que tiveram a vida transformada a partir de publicações no Campo Grande News, do trabalho que nos fez referência estadual e nacional, da relevância que nos transformou em objeto de estudos acadêmicos, do papel fundamental na imprensa sul-mato-grossense.

A pauta também abrange grandes coberturas - algumas traumáticas, inclusive, para quem lida com a notícia diariamente. O cotidiano produziu rebeliões sangrentas, mortes, dramas, mas também rendeu histórias comoventes de pessoas simples que ao virarem notícias fizeram um bem à esperança, aspectos que merecem ser lembrados.

A série especial pretende mostrar como o Campo Grande News se transformou em um dos maiores portais de notícias do País, líder na região Centro-Oeste e empenhado a ser cada vez mais importante na vida da população de Mato Grosso do Sul.



Parabéns a todos que compõem a equipe do site!
O Campo Grande News é a página inicial do meu navegador, que fica aberto o dia todo.
Muitos anos ainda de muito sucesso!
 
Marcos Hernani Teixeira Hollender em 01/03/2014 08:35:19
Parabéns ao site, e me sinto muito feliz hoje, em fazer parte da Família Tendência.
E que venham mais 15, 20, 30 anos..
:)
 
RAFAEL SIQUEIRA ROJAS em 01/03/2014 07:55:54
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions