A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

06/03/2017 15:01

Agências dos Correios em Anhanduí e Nova Casa Verde serão fechadas

Unidades não irão mais funcionar a partir do dia 13 de março

Luana Rodrigues
Agência dos Correios em Nova Casa Verde. (foto: Divulgação / Evellyn Rabelo)Agência dos Correios em Nova Casa Verde. (foto: Divulgação / Evellyn Rabelo)

A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) irá fechar duas agências em Mato Grosso do Sul. As agências dos distritos de Anhanduí, em Campo Grande, e Nova Casa Verde, no município de Nova Andradina, não irão mais funcionar a partir do dia 13 de março.

De acordo com Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul), o encerramento das atividades faz parte do plano de reestruturação dos Correios, anunciado pelo presidente da empresa, Guilherme Campos, nomeado pelo presidente Michel Temer (PMDB).

Nesses dois distritos, alerta o sindicato, além do serviço postal, as agências dos Correios funcionam como correspondentes bancários, oferecendo serviços de pagamento de contas, transferência de valores, abertura de contas correntes e recebimento de aposentadorias e salários.

Para o sindicato, o fechamento das agências é uma regressão no projeto de “Universalização dos Serviços Postais”, que tinha como objetivo levar os serviços postais ao máximo de brasileiros possível, inclusive pequenas localidades.

De acordo com a presidente do Sintect-MS, Elaine Oliveira, “estamos vendo na prática o desmonte dos Correios Público, que é uma preparação para a privatização. A ECT(Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) tem uma função social a cumprir, mas isso não interessa ao atual governo. A população e as autoridades precisam reagir pois isso é apenas o começo. Mais fechamento de agências virão por aí. Os mais prejudicados são os moradores desses dois distritos”, considera.

A agência de Nova Casa Verde funciona desde janeiro de 2006, atendendo uma população de 13 mil habitantes do distrito, distante 53 quilômetros de Nova Andradina.

Dentre os serviços prestados na unidade dos Correios de Nova Casa Verde estão aberturas de contas, pagamentos de fatura, pagamento de benefícios do INSS, pagamento dos funcionários dos postos de gasolinas e restaurantes da região, entrega e envio de cartas/encomendas, entrega de cartas a domicilio duas vezes por semana.

Já a agência de Anhanduí também oferece os mesmos serviços e foi a primeira do país a operar o Banco Postal num distrito, desde julho de 2004. Estima-se que 300 aposentados recebam seus benefícios na agência. Eles terão que deslocar até Campo Grande para receberem suas aposentadorias, arcando com o custo das passagens.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions