A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

29/07/2013 17:51

Agronegócio mantém cidades no topo do IDH de MS há 20 anos

Aliny Mary Dias
Soja é uma das culturas que impulsionam economia da região (Foto: Rodrigo Pazinato/Arquivo)Soja é uma das culturas que impulsionam economia da região (Foto: Rodrigo Pazinato/Arquivo)

São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul são duas cidades de Mato Grosso do Sul que há 20 nos apresentam os melhores números no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades.

Divulgado nessa terça-feira (29), o último levantamento do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil) mostra que as cidades ficaram em 2º e 6º lugar, respectivamente, no ranking com taxa de 0,75 e 0,72.

No primeiro levantamento realizado em 1991, Chapadão e São Gabriel estavam em 2º e 3º lugares no ranking, a situação se repetiu em 2010, quando as cidades também ficaram no Top 3 do Estado.

Para o sociólogo Paulo Cabral, os altas taxas se repetem há 20 anos em razão do desenvolvimento no agronegócio das cidades. “São municípios que constituem uma produção agrícola forte e que reflete na qualidade de vida dos moradores”, afirma.

O fator principal da boa fase vivida pela produção da região se deve principalmente à imigração de moradores do Sul do país no final dos anos 1970. “A imigração dos gaúchos contribuiu para as cidades porque eles trouxeram capital para investir. Eles possuem conhecimento com a lida do campo e ousadia que incorporada ao agronegócio reflete nos números”, completa o sociólogo.

Rogério Beretta é diretor de relações institucionais da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e explica que culturas como a soja e o milho impulsionam a economia da região.

“Esses índices mostram que a o agronegócio traz benefícios para a população, como a melhoria na qualidade de vida, por exemplo. Além do milho e da soja, o cultivo do algodão e a pecuária são fortes nessas cidades”, afirma.

O levantamento divulgado hoje traz Campo Grande na primeira colocação com índice de 0,784. Na sequência aparecem Chapadão do Sul, Dourados, Três Lagoas, Maracaju e São Gabriel do Oeste como cidades com maior desenvolvimento humano em Mato Grosso do Sul.

 

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions