ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

ANS abre consulta pública sobre rol de procedimentos a vigorar em 2016

Alana Gandra, da Agência Brasil | 13/06/2015 14:35

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou em sua página na internet, toda a documentação referente à consulta pública do novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que vai vigorar em 2016.

“A documentação é importante pelos subsídios que dará à sociedade, em geral, para que esta possa fazer suas contribuições”, disse à Agência Brasil a gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Raquel Medeiros Lisbôa. A consulta pública ficará aberta de 19 de junho a 19 de julho e poderá ser prorrogada por mais 30 dias.

O novo rol inclui 11 procedimentos incorporados após processo técnico do Comitê Permanente de Regulação Setorial da ANS, aprovados pela diretoria colegiada. Segundo Raquel, outros procedimentos, entre terapias e exames, poderão ser incluídos na lista de cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos beneficiários a partir do próximo ano, como resultado das contribuições recebidas durante a consulta pública.

Constam também da súmula do rol de procedimentos diretrizes de utilização para exames diagnósticos de 16 síndromes genéticas de elevada complexidade. “As diretrizes de utilização visam a facilitar tanto a solicitação quanto a execução desses exames”, explicou Raquel. Subiu para 39 o número de síndromes genéticas que têm diretrizes para os procedimentos diagnósticos no rol da ANS.

Entre os 11 procedimentos médicos incluídos, Raquel destacou o implante do cardiodesfibrilador multissítio. Ela disse que essa tecnologia, comprovadamente, diminui a mortalidade por morte súbita e terá grande impacto para os doentes cardiológicos. "Como sabemos que os eventos cardiovasculares têm aumentado a incidência, recentemente, esse procedimeno trará grande ganho para os beneficiários [de planos de saúde]”. O mesmo ocorre com o implante do monitor de eventos (looper), que diagnostica precocemente algumas arritmias de difícil detecção por outros exames.

Dentro da campanha de estímulo ao parto normal e a uma assistência multiprofissional para a gestante, foram incluídas no novo rol de procedimentos mais consultas com nutricionistas. São, ao todo, 12 sessões. “[O processo] também visa ao maior bem-estar e melhor tratamento da gestante.”

Todas as propostas recebidas durante a consulta pública serão analisadas pela ANS, que divulgará posteriormente um relatório contendo os procedimentos acatados. A operadora que se negar a cumprir o que o rol estabelece, pagará multa de R$ 80 mil. “E, se for uma prática recorrente, denunciada em nosso sistema, poderá gerar inclusive a própria suspensão de comercialização do plano”, observou Raquel.

Para denunciar uma operadora que não cumpre o rol de procedimentos, os consumidores devem entrar em contato com os 12 núcleos de atendimento presencial da ANS, em cidades-polo de todas as regiões do país. Podem reclamar também no portal da ANS ou pelo sistema Disque ANS (telefone gratuito 0800 701 9656).

Estabelecido pela Lei nº 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é revisto a cada dois anos.

Nos siga no Google Notícias