ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Anvisa alerta para presença de fungo em produto probiótico

Paula Laboissière, da Agência Brasil | 24/11/2014 14:05

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou hoje (24) um alerta aos consumidores sobre a constatação da presença do fungo Rhizopus oryzaeno no probiótico ABC Dophilus Powder, fabricado pela empresa norte-americana Solgar Inc. O produto, segundo a agência, não tem registro sanitário no Brasil, mas é importado para uso pessoal.

De acordo com o comunicado, a gerência-geral de alimentos da Anvisa recebeu uma notificação emitida pela Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda sobre recall do produto, fabricado pela empresa norte-americana Solgar Inc. de Leonia, New Jersey.

O motivo do recall, segundo a agência, foi a detecção do fungo Rhizopus oryzae nos Lotes 074024-01R1, 074024-01 e 074024-02, todos com data de validade referente a julho/2015. “A situação dos outros lotes é desconhecida”, informou a Anvisa, ao destacar que o fungo pode provocar uma rara infecção, principalmente em crianças prematuras ou que apresentem o sistema imunológico debilitado.

A infecção também pode acontecer em pessoas que apresentam diabetes não controlado, câncer e problemas cutâneos, entre outros. A agência alertou que, nos Estados Unidos, houve um caso de óbito de uma criança prematura que fazia o uso do probiótico como parte de um tratamento.

Apesar de ter sido distribuído somente para os EUA, o Reino Unido e Israel, o produto estava disponível para compra pela internet. Por se comercializado internacionalmente por meio de uma ampla gama de canais de distribuição, a Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que não façam o uso do probiótico.

Nos siga no Google Notícias