ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Anvisa manda interditar lotes de três marcas de leite

Redação | 20/06/2008 14:43

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a interdição cautelar de três lotes de leite. A resolução RE 1941, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20), é valida para dois lotes de leite em pó, da marcas Leo e Nutrisim) e para um lote de leite UHT integral, da marca Elegê.

Os estoques de leite cujos lotes foram interditados não podem ser comercializados nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda. A decisão dá Anvisa é baseada em laudos de análise da Funed (Fundação Ezequiel Dias).

Os laudos da Funed detectaram irregularidades relativas a ensaios de acidez em ácido láctico, proteína, gordura, açúcar e na análise de rotulagem. Além disso, em alguns casos, foi detectado a presença de enterotoxinas estafilocócicas, que podem causar intoxicação alimentar.

A agência deu dez dias para as empresas envolvidas apresentarem a contraprova às análises feitas pela Funed. Se ass irregularidades forem comprovadas, as empresas estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Orientação - As informações sobre o lote e o prazo de validade do leite constam do rótulo do produto. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumi-lo.

A Anvisa recomenda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no leite, como: a cor, o cheiro ou o paladar, o consumidor comunique o fato à autoridade sanitária local. Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica. Mais informações pode ser obtidas por meio da Ouvidoria da Anvisa, pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br.

Nos siga no Google Notícias