A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

20/06/2008 14:43

Anvisa manda interditar lotes de três marcas de leite

Redação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a interdição cautelar de três lotes de leite. A resolução RE 1941, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20), é valida para dois lotes de leite em pó, da marcas Leo e Nutrisim) e para um lote de leite UHT integral, da marca Elegê.

Os estoques de leite cujos lotes foram interditados não podem ser comercializados nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda. A decisão dá Anvisa é baseada em laudos de análise da Funed (Fundação Ezequiel Dias).

Os laudos da Funed detectaram irregularidades relativas a ensaios de acidez em ácido láctico, proteína, gordura, açúcar e na análise de rotulagem. Além disso, em alguns casos, foi detectado a presença de enterotoxinas estafilocócicas, que podem causar intoxicação alimentar.

A agência deu dez dias para as empresas envolvidas apresentarem a contraprova às análises feitas pela Funed. Se ass irregularidades forem comprovadas, as empresas estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Orientação - As informações sobre o lote e o prazo de validade do leite constam do rótulo do produto. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumi-lo.

A Anvisa recomenda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no leite, como: a cor, o cheiro ou o paladar, o consumidor comunique o fato à autoridade sanitária local. Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica. Mais informações pode ser obtidas por meio da Ouvidoria da Anvisa, pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions