ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Apesar de geada por dias seguidos, lavouras não tiveram perdas

Nicholas Vasconcelos | 19/07/2012 17:35

Levantamento da Famasul em 20 municípios não apontou áreas afetadas nas culturas de milho, sorgo, milheto e trigo.

Geada atingiu 30 municípios de MS nesta quinta-feira (19). (Foto: Dourados Agora)
Geada atingiu 30 municípios de MS nesta quinta-feira (19). (Foto: Dourados Agora)

As geadas da madrugada desta quinta-feira (19) e da quarta-feira (18) não causaram prejuízos para a agricultura em Mato Grosso do Sul, aponta levantamento feito pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). O levantamento foi realizado junto aos sindicatos rurais e técnicos de 20 municípios, considerados mais representativos para a agricultura.

A maior preocupação era com o milho, que no atual estado de amadurecimento já não é afetado pelo frio, como explica o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan. “O problema é quando a folha ou o grão estão úmidos e com a ação do frio eles congelam, quebram e apodrecem”, detalha. De acordo com Lucas, 15% da área plantada do milho já foram colhidas.

O sorgo e mileto em São Gabriel do Oeste foram atingidos, mas não sofrem com a ação do frio. Plantações de trigo na região Sul do Estado também receberam camadas leves de gelo, mas a cultura é beneficiada pelo frio.

A geada da madrugada afetou 30 municípios, sete deles com geada moderada. De acordo com a Estação Meteorológica da Anhanguera/Uniderp, Bela Vista e Caracol registram 1,9°C, as menores temperaturas de MS. Segundo o meteorologista Natálio Abrão Filho, a previsão é de que as geadas se repitam no Sul até o próximo sábado (21.

Os municípios afetados pela geada moderada foram Amambai, Paranhos, Iguatemi, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul.

Já os afetados pela geada leve foram Campo Grande, Maracaju, Dourados, Itaporã, Terenos, Bandeirantes, Jardim, Nioaque, Guia Lopes, Água Clara, Aquidauana, Anastácio, Cassilândia, Paranaíba, Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Juti, Jateí, Porto Murtinho, Bonito, São Gabriel do Oeste e Jaraguari.

Nos siga no Google Notícias