A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/07/2015 15:01

Após chuva até 528% acima da média, cidades de MS terão 15 dias de sol

Flávia Lima e Edivaldo Bitencourt
Capital voltou a ter dia com sol e sem chuva (Foto: Marcos Ermínio)Capital voltou a ter dia com sol e sem chuva (Foto: Marcos Ermínio)

Antecipando a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), que previa abertura de sol a partir apenas deste sábado (18), o tempo começou ensolarado nesta sexta-feira (17), na Capital.

Segundo a meteorologista Cátia Braga, o quadro já sinaliza como devem ser os próximos 15 dias, onde todas as regiões de Mato Grosso do Sul passarão por um período de estiagem, ao menos até o final do mês.

O novo cenário climático deve ser comemorado em várias cidades do interior, que observaram um percentual de chuvas muito acima da média nos últimos dez dias. Foi o que aconteceu em Itaquiraí, que registrou um índice de 528% acima da média histórica do período. No município, até dia 17, choveu 318 milímetros, enquanto que o esperado é apenas 50,6 milímetros.

Na sequência está Ponta Porã, onde choveu 220 milímetros contra 50,2 esperados para o mês, um acréscimo de 338%.

Juti também observou um grande volume e chuvas, com 199,2 milímetros, representando um aumento de 319% para o período. Já em Sidrolândia, o volume foi de 97,8 milímetros nos últimos dez dias, o que significou um aumento de 214% acima do esperado.

Na Capital, nos últimos dez dias também registrarem chuvas contínuas e o volume ficou muito acima do esperado. O valor histórico para o mês é de 41 milímetros e até dia 16 choveu 85,8 milímetros, o que significa um percentual de 109% além do volume normal para a época.

Com tempo seco e quente, hidratação será importante nos próximos dias (Foto: Marcos Ermínio)Com tempo seco e quente, hidratação será importante nos próximos dias (Foto: Marcos Ermínio)

A meteorologista explica que o excesso de chuvas não é um quadro novo e que vem se configurando desde o ano passado, já que o fenômeno El Niño já estava bastante atuante. Com o aquecimento das águas do Pacífico, houve grandes volumes de chuva em Mato Grosso do Sul no inverno de 2014.

Um desses registros ocorreu em Costa Rica, que observou um índice de quase mil por cento acima do esperado para o período. Cátia lembra que foram registrados 166 milímetros em julho passado na cidade enquanto que a média histórica é de 16 milímetros.

Previsão - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê tempo parcialmento nublado e com sol de amanhã até terça-feira em Campo Grande. Os termômetros vão marcar mínima de 17ºC, amanhã e domingo, a 18ºC no início da semana. A máxima chegará a 31ºC na Capital.

No Estado, chuvas isoladas poderão ocorrer na região sul e sudoeste amanhã e na terça-feira. Nos demais dias, tempo parcialmente nublado e sol. A temperatura oscilará entre 16ºC e 34ºC.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions