ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Após chuvas e frio, calor volta a predominar com temperaturas de 40ºC

Flávia Lima | 14/09/2015 15:49
Calor volta ao Estado e tempo seco deve provocar estado de atenção novamente. (Foto:Marcos Ermínio)
Calor volta ao Estado e tempo seco deve provocar estado de atenção novamente. (Foto:Marcos Ermínio)

Após uma semana de chuvas intensas e frio, que atingiram todas as regiões de Mato Grosso do Sul, as temperaturas voltam a subir a partir desta qaurta-feira (16). Segundo a meteorologista Cátia braga, do Centec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), na semana passada dez cidades, entre elas Campo Grande, ultrapassaram sua médias históricas esperadas no período.

Entre as cidades que registraram maiores índices pluviométricos estão Campo Grande, onde choveu 104% a mais do esperado para o mês, que em média, registra 73,9 milímetros de chuva, Água Clara (137 milímetros enquanto a média é 75) e Dourados (137,6 milímetros enquanto a média é 110)

Também encabeçam a lista dos municípios mais atingidos pelas precipitações. As demais cidades são Juti, Ponta Porã, Ivinhema, Miranda, São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante e Três Lagoas.

Quanto ao frio, o domingo foi o dia mais gelado na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã, os termômetros marcaram 2ºC e em Campo Grande, a sensação térmica foi de 3ºC.

No entanto, a temporada de escassez está de volta, segundo Cátia, e o calor volta, reduzindo a umidade do ar, que deve beirar a casa dos 30%.

A meteorologista explica que nesta terça-feira Campo Grande já deve registrar máxima de 34ºC no período da tarde. O clima continua ameno apenas de manhã, onde os termômetros não passam de 20ºC. Mas a onda de calor intenso vai castigar, mesmo, as regiões de Porto Murtinho e Corumbá, que terão máximas entre 37ºC e 40ºC.

"O amanhecer do dia já terá temperaturas de 25ºC e 26ºC nessas cidades", diz Cátia Braga. O calor também chega a região de Três Lagoas no fim de semana, com termômetros na casa dos 39ºC, podendo atingir os 40ºC. .

O clima permanece ameno apenas na região sul, onde amanhã as mínimas não passam de 15ºC, chegando a 24ºC na quarta-feira.

No entanto, a meteorologista diz que há previsão de rajadas de ventos com velocidade entre 20 e 30 km/h nas regiões do Bolsão, norte, oeste e leste do Estado, o que deve ajudar a aplacar o calor a partir de quinta-feira (17).

Já uma nova temporada de chuvas está descartada em todas as regiões, ao menos até o final do mês. De acordo com os mapas meteorológicos, no dia 22 há uma instabilidade fraca, que não deve provocar precipitações. Apenas na última semana do mês as chuvas devem retornar, chegando primeiro em Paranhos, Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Ponta Porã, Antônio João, Caracol e Bela Vista.

Nos siga no Google Notícias