ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Após convênio com PF, Guarda Municipal terá armas

Redação | 12/04/2010 10:18

A regulamentação do porte de arma institucional da guarda municipal de Dourados foi assinada entre o prefeito Ari Artuzi (PDT) e o superintendente da Polícia Federal no Estado, José Rita Martins Lara.

O convênio está de acordo com os termos determinados pelo Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

Para a assinatura, a Guarda precisa cumprir varias exigências: o guarda com porte tem que ser submetido a um teste de capacidade psicológica a cada dois anos por profissional credenciado pela PF, receber acompanhamento psicológico e apresentar relatórios ao comando sempre que estiver envolvido em tiros em vias públicas, com ou sem vítimas.

Também deve fazer curso anual de 80 horas-aula e frequentar curso de técnica de tiro ministrado por profissionais credenciados.

A corporação também precisa ter na sua estrutura organizacional, uma corregedoria própria e Ouvidoria independente. O porte de arma para a guarda terá validade de cinco anos.

A guarda municipal de Dourados é uma das primeiras do Estado a obter porte de arma de fogo institucional.

A partir da Publicação do Convênio e da Portaria no Diário Oficial da União, juntamente com a expedição de uma nova Funcional, os Guardas Municipais já estarão trabalhando armados.

Nos siga no Google Notícias