ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após motorista gastar com novo modelo, extintor passa a ser opcional

Edivaldo Bitencourt e Alan Diógenes | 17/09/2015 16:30
Novos modelos de extintor seriam obrigatórios a partir de 1º de outubro (Foto: Fernando Antunes)
Novos modelos de extintor seriam obrigatórios a partir de 1º de outubro (Foto: Fernando Antunes)

Após obrigar a população a correr contra o tempo e desembolsar valores altos para adquirir os extintores ABC, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) surpreendeu e decidiu, em reunião nesta quinta-feira (17), emitir uma nova resolução. A partir de agora, o extintor não é obrigatório em automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O uso do extintor era obrigatório em automóveis há 45 anos, desde 1970. Segundo a assessoria do Ministério das Cidades, o equipamento só continua obrigatório para os veículos utilizados comercialmente para o transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

A decisão, tomada na véspera de vencer o novo prazo para o motorista substituir o extintor AB pelo novo modelo, ABC, revoltou os motoristas. “É uma p. sacanagem”, reagiu o empresário José Vargas, 59 anos, que chegou a pagar R$ 160 em um extintor ABC para se adequar à exigência do Contran. “É uma falta de respeito com a população”, ressaltou.

Leila Martins acha que extintor é importante e pode salvar vidas (Foto: Fernando Antunes)
Leila Martins acha que extintor é importante e pode salvar vidas (Foto: Fernando Antunes)

O funcionário público Hélio Rocha, 56, lembrou-se do “mico” ocorrido com o kit de primeiros socorros, que chegou a ser obrigatório. No entanto, após a polícia intensificar a fiscalização e muita gente adquirir, a medida foi revogada. “Inventam lei só para arrancar dinheiro do povo”, lamentou-se.

O presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Alberto Angerani, tentou justificar a mudança do órgão. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, afirmou. O grupo discutia a prorrogação da data para a obrigatoriedade do extintor ABC. Inicialmente, o novo modelo seria cobrado a partir de 1º de outubro.

A mudança foi aprovada por unanimidade pelo Contran e entra em vigor com a publicação da resolução no Diário Oficial da União, que pode ocorrer amanhã ou segunda-feira.

Para a empresária Leila Martins, 57, a venda do estabelecimento na Vila Rica, na Capital, não deve cair com a nova medida. No entanto, ela avalia que os motoristas devem continuar adquirindo o extintor, porque podem se precaver de incidentes. Ela contou o caso de um motorista que usou o extintor e evitou a perda total do carro, tendo um prejuízo de R$ 600.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva informou ao Contran que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, só 800 tiveram o incêndio como causa. Segundo o levantamento, só 24 informaram o uso de extintor. No entanto, o levantamento não inclui veículos antigos, que sofrem mais sinistros e não são cobertos por seguro.

O Contran avaliou também a informação da indústria, de que só poderia atender a demanda nacional por extintor ABC em três a quatro anos. Segundo Alberto Angerani, elas usam esta justificativa há 11 anos.

Empresas fazem promoção de extintor antes de saber de nova medida (Foto: Marcos Ermínio)
Empresas fazem promoção de extintor antes de saber de nova medida (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias