A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

16/05/2013 08:53

Bombeiros vão obter R$ 20 milhões ao fiscalizar 200 mil empresas em MS

Aline dos Santos e Jéssica Benitez
Prevenção a incêndios tem novas regras. (Foto: João Garrigó)Prevenção a incêndios tem novas regras. (Foto: João Garrigó)

O Corpo de Bombeiros vai fiscalizar 200 mil empresas em Mato Grosso do Sul e pretende obter R$ 20 milhões com as taxas de vistoria. O cadastro é um desdobramento da atualização da legislação, datada de 1990. Com as mudanças, publicadas na última quinta-feira, os bombeiros terão novos instrumentos para exigir mais rigor na prevenção aos incêndios.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz, o trabalho para cadastrar e ter controle sobre a situação das 200 mil empresas será “lento e gradual”. Vencida essa etapa, o recurso obtido será destinado à compra de material. “Aí, o Corpo de Bombeiro fica ‘redondo’”, afirma o comandante.

Hoje, no Comando Geral, começou o treinamento sobre as novas regras. O próximo passo é treinar os responsáveis pelas vistorias. Em Campo Grande, a fiscalização deve começar pela região do Centro, considerada área de risco. Os locais em desacordo com as normas terão prazo de até 180 dias para se adequarem.

A nova legislação reforça o poder de polícia dos bombeiros, exige brigadas de incêndio e aumenta o valor da multa em mil vezes. Antes, ia de 10 a 50 Uferms. Agora, o limite aumentou para 50 mil Uferms.

Também será cobrado um plano de emergência, com definição da atuação da brigada, a rota de fuga, iluminação de emergência, evacuação da área.

A norma técnica ainda alterou o nível de exigência de materiais de combate ao fogo de acordo com a carga-incêndio, dividida em baixa, média ou alta. A legislação antiga só levava três fatores em consideração: área, ocupação e finalidade do imóvel. Os bombeiros também poderão exigir que determinados locais tenham materiais que resistam ao fogo por determinado tempo.

 

Corpo de Bombeiros faz treinamento sobre novas regras para vistoria
O Corpo de Bombeiros realiza seminário nesta semana sobre as novas regras que dão poder de polícia, permitem a exigência de brigada de incêndios e au...
Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions