ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Candidatos questionam testes de atletas para ingressar na Polícia Civil

Na prova de aptidão física, candidatos terão de fazer salto em altura e em distância

Anahi Zurutuza | 18/06/2017 14:22
Policiais em treinamento. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil de MS)
Policiais em treinamento. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil de MS)

A exigência de duas modalidades de salto (em altura e em distância) no TAF (Teste de Aptidão Física) do concurso para delegado e agente da Polícia Civil é considerada para alguns candidatos abusiva. As provas fazem parte da seleção para as polícias de outros Estados, mas também geram polêmica e motivaram ações judiciais fora de Mato Grosso do Sul.

“Eu queria entender o porquê de colocar isso no edital. Será que a Polícia Civil vai competir nos Jogos Olímpicos?”, questiona o pai de uma das candidatas.

Sargento do Exército com 20 anos de carreira, o entrevistado, que pediu para ter o nome preservado, diz que tem outros familiares inscritos e que todos fizeram os mesmos questionamentos. “Isso não faz parte nem do treinamento físico militar e nem a PM (Polícia Militar) exige em concurso. É um abuso porque estas modalidades dependem de muito treino”.

Realmente, os dois tipos de salto são modalidades olímpicas de atletismo e o edital do último concurso para ingresso na PM de Mato Grosso do Sul, realizado em 2007, só exigia corrida, flexões, desempenho na barra e abdominais.

Contudo, o delegado-geral Marcelo Vargas explica que não é de hoje que a exigência existe. “Não faço parte da comissão organizadora que redigiu o edital, mas sei que saltos no TAF sempre foram pedidos. Fiz o concurso em 1990 e passei por estas provas e depois fiz um concurso para a Polícia Federal em 1996 que também exigiu”.

O comandante da Polícia Civil defende que agentes e delegados precisam ter vigor físico. “Numa perseguição a pé, o agente precisa pular obstáculos e os testes servem para medir essa capacidade”, explica.

Silvana Costa saltando em distância nas Paralimpíadas do ano passado (Foto: Ministério do Esporte)
Silvana Costa saltando em distância nas Paralimpíadas do ano passado (Foto: Ministério do Esporte)
Queda da medalhista de ouro após o salto (Foto: Ministério do Esporte)
Queda da medalhista de ouro após o salto (Foto: Ministério do Esporte)

Polêmica – Fora daqui, outros concursos para a polícia e também para cargos de agente penitenciário exigem os saltos. No Youtube há até tutoriais específicos para concurseiros.

As provas, no entanto, foram parar nos tribunais da Paraíba e do Rio de Janeiro. Em 2015, um candidato ao cargo de inspetor de segurança e administração penitenciária processou o Governo do Rio de Janeiro por ter sido reprovado no salto em altura. A Justiça negou o pedido de “nova chance” do inscrito.

Concurso - O edital do concurso foi publicado na edição do dia 8 de junho do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o documento, são 30 vagas para o cargo de delegado e 180 vagas para o cargo de agente de polícia judiciária, sendo 100 para a função de escrivão e 80 para investigador.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre até as 17 horas do dia 10 de julho de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (http://www.fapems.org.br/site/).

Nos siga no Google Notícias