A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

31/05/2014 11:07

Superlotado, HR reabre pronto-socorro e vai acionar Ministério Público

Aline dos Santos

Mesmo superlotado, o HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian reabriu o pronto-socorro. Os atendimentos foram suspensos na manhã de ontem. Segundo o diretor do hospital, Rodrigo Aquino, na manhã de sexta-feira, em duas horas, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as unidades 24 horas da rede municipal de Saúde encaminharam 35 pacientes para o hospital. 

De acordo com Aquino, o total e a origem dos pacientes serão repassados na próxima segunda-feira para o MPE (Ministério Público Estadual) e Prefeitura de Campo Grande, responsável pela gestão dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).

O pronto-socorro tem capacidade física para 77 pacientes,mas, neste sábado, atende 91 pessoas. A superlotação reflete na qualidade do atendimento, pois a equipe é dimensionada para 77 leitos.

Ontem, o diretor do Samu, Eduardo Cury, negou o envio de 35 pacientes. Segundo ele, em 12 horas foram encaminhados 13 pacientes.

Hoje, o prefeito Gilmar Olarte (PP) declarou que a informação da direção do HR não procede. “Não temos essas informações. Depois de oficiar, nós vamos ver”, disse. Conforme o prefeito, foram nove pacientes para o hospital.

O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, afirmou que vai checar os dados e que o envio não foi proposital. “O HR é um importante parceiro. Temos uma parceria muito boa. Vamos ver o que houve”.

O secretário também não soube explicar porque a lista dos médicos nas unidades 24 horas não foi repassada ontem para o Hospital Regional. O procedimento é feito todos os dias para que a unidade encaminhe pacientes que não seja caso de emergência.

Ontem, conforme a direção do hospital, em duas horas, 39 pessoas deram entrada no hospital. Do total, quatro vieram do interior e 35 encaminhados pelo Samu e unidades do Nova Bahia, Universitário, Tiradentes, Guanandi, Vila Almeida e Coronel Antonino. Do interior, os pacientes são provenientes de Sidrolândia, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Terenos.

Samu diz que só enviou 13 pacientes em 12h ao Hospital Regional
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) negou o envio de 35 pacientes para os postos de saúde 24 horas e UPAs (Unidades de Pronto Atendimen...
Samu e postos mandam 35 doentes em duas horas e superlotam HR
Com 35 pacientes transferidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhados pelos postos de saúde 24 horas e UPAs (Unidades de ...
Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions