ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Samu diz que só enviou 13 pacientes em 12h ao Hospital Regional

Alan Diógenes e Edivaldo Bitencourt | 30/05/2014 20:16

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) negou o envio de 35 pacientes para os postos de saúde 24 horas e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em duas horas, nesta sexta-feira (30), que foram transferidos para o HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian. A diretoria do hospital havia declarado que o número elevado de pessoas transferidas, causou uma superlotação no local.

De acordo com o coordenador do Samu, Eduardo Cury, em um período de 12 horas foram encaminhados às unidades de saúde, 13 pacientes, e não 35 como informou a diretoria do HR. “Nós fizemos um levantamento e constatamos que em 12 horas foram enviados aos centros de saúde 13 pacientes. Temos como comprovar o fato, por que registramos cada um deles pelos nomes e com senhas”, destacou.

Segundo Cury, o HR está lotado por conta dos pacientes que são transferidos do interior para a Capital, por falta de vagas. Além disso, ele denunciou uma situação comum que não deveria acontecer na área da saúde em Campo Grande. “Sabemos que nos CRSs (Centro Regional De Saúde) e nas UPAs existem de 20 a 25 pacientes internados. Isso não deveria ocorrer. Essas unidades são apenas para atendimentos menores e não emergenciais”, explicou.

O diretor do HR, Rodrigo Aquino, tinha dito ao Campo Grande News, que hoje, o fluxo incomum de pacientes fez com que a unidade atendesse 50% mais do que sua capacidade. Ele havia afirmado que 35 pacientes foram encaminhados pelo Samu para as unidades Nova Bahia, Universitário, Tiradentes, Guanandi, Vila Almeida e Coronel Antonino, e posteriormente transferidos para o hospital.

Nos siga no Google Notícias