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Capital

"Acho ótimo": condutores comemoram fim da cobrança de estacionamento no Centro

Nem todo mundo sabia do fim do contrato com a empresa e ainda tem dúvidas sobre o que fazer com os créditos

Silvia Frias e Cleber Gellio | 22/03/2022 10:44
Equipamento estava aberto, mas já não efetiva a cobrança do parquímetro. (Foto: Cleber Gellio)
Equipamento estava aberto, mas já não efetiva a cobrança do parquímetro. (Foto: Cleber Gellio)

“Opa, acho ótimo, deveria continuar assim”, disse o repositor Ricardo Rodrigues Fernandes, 30 anos, ao ser informado que a partir de hoje, o estacionamento rotativo deixou de ser cobrado em Campo Grande. O contrato foi encerrado após 20 anos de concessão.

Apesar de já anunciada desde fevereiro, a suspensão da cobrança pegou alguns de surpresa hoje, no Centro da Capital. Teve até quem pagasse pelo serviço por meio do aplicativo, sem saber da medida.

Ricardo comemorou fim da cobrança, mas ficou na dúvida sobre créditos. (Foto: Cleber Gellio)
Ricardo comemorou fim da cobrança, mas ficou na dúvida sobre créditos. (Foto: Cleber Gellio)

O contrato com a Metropark Administradora Ltda, firmado em 22 de março de 2002, foi encerrado hoje, segundo publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Nova licitação será aberta, ainda sem data prevista, para que empresas concorram ao serviço de cobrança da área central.

O serviço era prestado nos quadriláteros da Avenida Fernando Corrêa da Costa à Avenida Mato Grosso e Avenida Calógeras à Rua Padre João Crippa. Ao todo, são 2.458 vagas para veículos na região.

O empresário Afonso Guimarães, 50 anos, costuma ir de forma recorrente ao Centro de Campo Grande e usava o aplicativo para pagar pelo estacionamento.

Hoje, Guimarães estacionou na Rua 7 de Setembro, próximo da Rua 13 de Maio para comprar salgado. Além do valor do lanche, acabou pagando R$ 5,50 quando testou a cobrança do parquímetro pelo aplicativo.

“Acho injusto, se não está prestando mais o serviço, já deveria ter parado de cobrar, o app deveria enviar mensagem disso”, reclamou.

Ricardo Fernandes, que comemorou a suspensão da cobrança, foi até o Centro com a esposa e havia parado na Rua Maracaju. Depois da alegria, veio a dúvida: “Eu tenho 210 minutos no chaveirinho e, agora, o que vou fazer com isso?”.

Logo em seguida, também fez crítica ao sistema. “Não acho justo pagar para estacionar, você não vê retorno, não se sente seguro: estaciona, paga a taxa, mas não tem segurança de deixar carro na rua”, disse.

A Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) garantiu que os valores das tarifas pelos serviços de estacionamento acumulados pelos usuários até o dia 22/03/2022 ficarão de crédito para serem utilizados assim que a nova empresa assumir a concessão e o serviço voltar funcionar.

A reportagem entrou em contato com os advogados que representa a Metropark Administradora Ltda sobre a dúvida de Guimarães, da cobrança ainda estar aberta pelo aplicativo e aguarda retorno.

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