ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Alunos voltam às aulas sem datas de reposição após maior greve da história

Aline dos Santos, Luana Rodrigues e Filipe Prado | 27/08/2015 08:06
Na escola Alcídio Pimentel, não houve adesão à greve. (Foto: Marcos Ermínio)
Na escola Alcídio Pimentel, não houve adesão à greve. (Foto: Marcos Ermínio)

A quinta-feira foi de volta às aulas para alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), que enfrentaram em 2015 a mais longa greve de professores. O retorno foi sem calendário de reposição. “As 51 escolas que funcionavam de forma parcial voltaram. Hoje, as 94 escolas da rede funcionam normalmente”, afirma o presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves Gonçalves.

A Reme tem 101 mil alunos. Desde antes das férias, algumas escolas adicionaram uma hora aula e fizeram reposição aos sábados e feriados. Nesta semana, a Semed (Secretaria Municipal de Educação), divulgou que apenas 337 dos 6 mil professores estavam em greve. Na escola Alcídio Pimentel, não houve paralisação.

Segundo o presidente da ACP, a reposição dos dias letivos será discutida entre hoje e amanhã. A discussão será entre o sindicato, o conselho municipal de Educação e o novo titular da secretaria municipal de Educação. Com o retorno de Alcides Bernal (PP) à prefeitura, o titular da pasta deve ser trocado.

Na Escola Professor Adair de Oliveira, na Vila Piratininga, a vigilante Daniela de Souza, 35 anos, comemorou o fim da greve, mas teme pela qualidade de ensino. “Por mais que vão repor as aulas, as crianças vão ficar prejudicada, não vai dar tempo de ensinar todo o conteúdo até o fim do ano. E muitas crianças não vêm no dia de reposição, como no sábado”, afirma Daniela mãe de uma aluna de 7 anos. A menina cursa o terceiro ano do ensino fundamental.

“Ela estava entediada e queria muito vir para a escola. Acho que eles vão meio que empurrar as crianças para passar de série”, diz.

Hoje, as aulas também voltaram ao normal nas escolas Bernardo Franco Baís, Consulesa Margarida Maksoud Trad e João Evangelista Vieira de Almeida. A greve começou no dia 25 de maio deste ano e foi interrompida por 15 dias durante as férias de julho. Portanto, mais de 90 dias sem aulas. A greve anterior mais longa demorou 21 dias e ocorreu em 1990, na gestão de Lúdio Martins Coelho.

O fim da paralisação foi anunciado na última segunda-feira, após reunião no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A expectativa é que a Justiça decida sobre a greve, contudo, a categoria também quer abrir negociação com a nova administração municipal. Os professores cobram reajuste de 13,01%, que integraliza o piso da categoria para a jornada de 20 horas semanais. 

Nos siga no Google Notícias