ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Apenas 60,8% de público-alvo se vacinou contra gripe em campanha

Expectativa é imunizar mais 77 mil pessoas com prorrogação da mobilização até 09 de junho.

Anahi Gurgel | 26/05/2017 14:37
Idosa recebe vacina contra gripe em posto de Campo Grande. Campanha foi prorrogada até dia 09 de junho. (Foto: Alcides Neto)
Idosa recebe vacina contra gripe em posto de Campo Grande. Campanha foi prorrogada até dia 09 de junho. (Foto: Alcides Neto)

Desde quando a campanha de vacinação contra a gripe teve início em Campo Grande, no dia 18 de abril, 60,38% do público-alvo recebeu as doses – bem abaixo da meta de imunizar os 90% esperados. Boletim divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta sexta-feira (26) mostra que já foram vacinadas 119.387 pessoas pertencentes a grupos de risco.

A estimativa era contemplar aproximadamente 197 mil pessoas. A pouca procura pela população foi verificada em praticamente todo o território nacional. Tanto é que o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a mobilização, que terminaria hoje, até dia 9 de junho.

De acordo com boletim da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Capital, os idosos com mais de 60 anos foram os que mais tomaram as doses, somando 57.533 pessoas, seguidos pelas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com total de 29.071.

Foram vacinadas 4.475 gestantes, 1.017 púerperas, 11.532 profissionais da saúde e 4.399 professores do ensino regular – categoria que passou a integrar o grupo de risco em 2017. Foram aplicadas dosesa em 901 indígenas, 10 mil portadores de doenças crônicas, 195 na população privada de liberdade e 404 funcionários do sistema prisional.

A vacina estará disponível por mais 2 semanas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). O horário de atendimento 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Atendimento especial - A vacina está disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). O horário de atendimento 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Neste sábado (27) e domingo (28), 5 unidades de saúde ficarão abertas para atendimento ao público: os centros regionais de saúde Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho, Coophavila e a UBS Coronel Antonino.

Para receber a dose, é preciso apresentar documentos como Cartão Nacional de Saúde, número do prontuário da rede de saúde de Campo Grande; documento pessoal de identificação e caderneta de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar ainda a carteira do conselho ou holerite. As gestantes e puérperas devem levar o cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas, o cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Nos siga no Google Notícias