ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Apesar de anúncio, postos de saúde ainda não têm vacinas contra HPV

Aliny Mary Dias | 10/03/2014 13:51
Prefeitura colocou cartazes sobre a vacinação, mas não disponibilizou doses (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeitura colocou cartazes sobre a vacinação, mas não disponibilizou doses (Foto: Marcos Ermínio)

Anunciada para esta segunda-feira (10), a vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) ainda não teve início em Campo Grande. Pelo menos nos locais visitados pelo Campo Grande News durante a manhã.

Conforme o setor de vacinação da UBSF (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Centro da Capital, as vacinas serão feitas somente nas escolas para meninas 11 a 13 anos. E expectativa é que a imunização nos postos ocorra somente na segunda dose, prevista para daqui 6 meses.

Já nas escolas, as vacinas, de fato, ainda não fora aplicadas. Na Escola Municipal Arlindo Lima, também no Centro de Campo Grande, bilhetes foram enviados para os pais nesta segunda-feira por meio das crianças.

Apesar da direção do colégio não se pronunciar, funcionários disseram que as vacinas só serão aplicadas mediante a autorização dos responsáveis.

Imunização - Em todo o Estado a previsão é vacinar 67,4 mil, deste total, 20 mil em Campo Grande. Ao Estado, serão enviadas 141,5 mil doses ao longo de 2014. Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) da doença.

Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Após a vacinação deste ano específica para esta faixa etária, a política nacional de saúde prevê a partir de 2015 vacinas as pré-adolescentes de 9 a 11 anos.

Nos siga no Google Notícias