ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após abuso sexual, formatura em grupo de apoio marca retorno à vida

Aline dos Santos | 14/12/2013 14:21
Projeto orienta vítimas de violência a como recomeçar. (Foto: Marcos Ermínio)
Projeto orienta vítimas de violência a como recomeçar. (Foto: Marcos Ermínio)

O que era culpa, vergonha e medo renasceu em forma de esperança, gratidão e confiança. A mudança foi na vida de 18 mulheres, que por 12 semanas participaram do Grupo de Apoio Tamar, oferecido pela 4ª Igreja Presbiteriana de Campo Grande.

Para quem conviveu com o drama de aprisionar por anos o trauma da violência sexual, o fim das reuniões marca um rito de passagem. Neste sábado, dia da formatura - que será realizada às 19h30, na igreja - é tempo de celebrar uma nova vida.

“A maior parte não tinha contado para ninguém. No grupo, foram acolhidas, não foram julgadas. Se livraram da culpa e da vergonha”, afirma a pastora Giseli Oliveira de Loyola, idealizadora do projeto.

Os traumas também foram compartilhados com a família. “Foi tudo muito guardado. Elas tinham uma imagem horrível de si mesmas. Iam sobrevivendo, empurrando com a barriga. Agora, o peso saiu do coração”, enfatiza a Giseli Loyola.

A leveza se fez perceber na troca das roupas escuras pela alegria do colorido ou na coragem de se arriscar a um novo desafio profissional. “Tem uma participante que passou em um concurso público. Antes, achava que não teria condições nem de concluir o ensino médio”, relata a pastora.

Atuando com facilitado no grupo, Vilma da Silva Andreotti conta que a iniciativa foi boa tanto para quem foi atendido quanto para quem atendeu. “A gente aprende a lidar com as emoções, se torna uma pessoa melhor. Acredito que Deus cuidou delas e preparou esse momento”, diz.

Uma nova turma terá início em fevereiro. Quem quiser entrar em contato com o grupo, independente da religião, pode ir até a 4ª Igreja Presbiteriana, localizada na avenida Amazonas com 13 de Maio. Ou ligar para o telefone (67) 3028-2538.

Nos siga no Google Notícias