A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/12/2013 14:21

Após abuso sexual, formatura em grupo de apoio marca retorno à vida

Aline dos Santos
Projeto orienta vítimas de violência a como recomeçar. (Foto: Marcos Ermínio)Projeto orienta vítimas de violência a como recomeçar. (Foto: Marcos Ermínio)

O que era culpa, vergonha e medo renasceu em forma de esperança, gratidão e confiança. A mudança foi na vida de 18 mulheres, que por 12 semanas participaram do Grupo de Apoio Tamar, oferecido pela 4ª Igreja Presbiteriana de Campo Grande.

Para quem conviveu com o drama de aprisionar por anos o trauma da violência sexual, o fim das reuniões marca um rito de passagem. Neste sábado, dia da formatura - que será realizada às 19h30, na igreja - é tempo de celebrar uma nova vida.

“A maior parte não tinha contado para ninguém. No grupo, foram acolhidas, não foram julgadas. Se livraram da culpa e da vergonha”, afirma a pastora Giseli Oliveira de Loyola, idealizadora do projeto.

Os traumas também foram compartilhados com a família. “Foi tudo muito guardado. Elas tinham uma imagem horrível de si mesmas. Iam sobrevivendo, empurrando com a barriga. Agora, o peso saiu do coração”, enfatiza a Giseli Loyola.

A leveza se fez perceber na troca das roupas escuras pela alegria do colorido ou na coragem de se arriscar a um novo desafio profissional. “Tem uma participante que passou em um concurso público. Antes, achava que não teria condições nem de concluir o ensino médio”, relata a pastora.

Atuando com facilitado no grupo, Vilma da Silva Andreotti conta que a iniciativa foi boa tanto para quem foi atendido quanto para quem atendeu. “A gente aprende a lidar com as emoções, se torna uma pessoa melhor. Acredito que Deus cuidou delas e preparou esse momento”, diz.

Uma nova turma terá início em fevereiro. Quem quiser entrar em contato com o grupo, independente da religião, pode ir até a 4ª Igreja Presbiteriana, localizada na avenida Amazonas com 13 de Maio. Ou ligar para o telefone (67) 3028-2538.

Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions