A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

06/01/2011 20:09

Moradores fecharam avenida por 3 horas

Paulo Fernandes e Jorge Almoas

Protesto foi por conta dos estragos da chuva

Protesto fechou avenida de Campo Grande (foto: Jorge Almoas)Protesto fechou avenida de Campo Grande (foto: Jorge Almoas)

Cerca de 150 moradores do bairro Guanandi fecharam por 3 horas trecho da avenida Norte-Sul (prolongamento da Ernesto Geisel) após perderem praticamente tudo com a chuva que caiu por quase duas horas em Campo Grande.

Eles queimaram pneus e um sofá velho em uma das pistas, no trecho logo após a avenida Manoel da Costa Lima, no sentido centro-bairro.

O protesto só chegou ao fim após o Corpo de Bombeiros apagar as chamas e a Polícia Militar convencer os manifestantes a voltar para as casas.

Manifestantes dizem que toda a vez que tem chuva forte, a mesma história se repete: a água invade as casas estragando os móveis.

Durante o protesto, três viaturas da PM foram ao local e fecharam a via para evitar acidentes.

Após liberarem a pista, os manifestantes avisaram que, se nada for feito, às 17h de amanhã irão novamente bloquear a avenida.

Maria Cristina Oliveira da Silva diz que desde que se mudou para o bairro com o marido e duas filhas, há cinco anos, tem enfrentado problemas com a chuva. Ela já teve a geladeira estragada. “A geladeira ficou boiando na sala”, disse. “Não temos sossego aqui. Toda a vez que chove a gente não dorme com medo que estrague as coisas”.

A água invadiu também a casa de Maria Dilma Nascimento e levou um monte de areia para os cômodos. Estragaram o guarda-roupa e uma estante. “Já a geladeira eu não sei se vai ter conserto”, disse.

Lucélia Ribas Mariano, que mora com o marido e duas filhas, de 3 e 8 anos, perdeu todos os móveis e os documentos. No terreno em frente a casa dela, uma piscina se formou. “Pobre só tem piscina quando chove”, disse.

O padeiro Samuel Dias, que há 21 anos mora no bairro, diz que toda vez a história se repete. “Sempre que chove sei que vou ter que limpar a casa e vou perder móveis”, lamenta.



Em Campo Grande a prefeitura passa a impressão que só lembra dos bairros menos favorecidos quando envia pelo correio o talão do iptu que a cada ano costa mais o olho da cara, seria interessante o prefeito comparecer em um desses locais para acompanhar de perto o sofrimento do povo que é lembrado somente em cobrancas de impostos ou em época de eleição . um abraço
 
AMARILDO CANDIDO em 12/01/2011 10:56:31
Caros amigos,
A respeito do comentário do internauta Antonio Maria, temos que refletir um pouco mais sobre esse assunto, pois o mesmo considera que o problema da enchente é causado naquele local, onde predomina uma comunidade carente com poucos estudos e não tem uma boa educação ambiental e nem sabe escolher um bom local para morar.
Mas fico triste pelo seu desconhecimento sobre impactos ambientais, onde o sr tenta ser um bom crítico, mas infelizmente, não sabe em escrever de maneira formal. Temos que lembrar que os problemas daquela região são reflexos do mal planejamento urbano urbano, que posso lhe afirmar, dos bairros nobres da nossa cidade, em que para evitar sujeira acabam cimentando tudo, e fazendo com que a água ganhe mais forca ao atingir essa região carente. Fora os grandes condomínios, que não respeitam as leis ambientais, pois para eles o importante é não alagar o seu bairro, e nossas prestadoras de serviços acabam por resolver os problemas ambientais daquela região, mas acabam causando problemas em outras partes da cidade.
É meu caro amigo Antonio, as pessoas que ali residem não estão ali porque adoram ficar perto de um rio, mas sim porque não tem outra opcao, ou será que o "amor" que eles tem aquele lugar é infinito. Que nenhuma chuva irá destruí-los. Que seus móveis podem ser comprados novamente em até 24 parcelas e sem entrada.
Temos é que reivindicar solucoes aos nossos administradores públicos para essa comunidade receba o mesmo tratamento contra as enchentes que as demais.
 
joao paulo em 07/01/2011 12:34:05
Acho que a chuva quando vem,não escolhe classe social para causar danos,nossa cidade está crescendo e com ela está aumentando tudo; os desastres da chuva,a violência nos transitos,as obras que estão se acabando com vandalismo,ponte que esta ameaçada em cair prox. shopping,claro que aquela área ali do guanandi sempre foi a mais atingida e sempre será se não houver um planejamento adequado. Mas me parece que a ponte proximo do shopping está em primeiro plano...Concordo que a população daquele bairro faça algo ...se eles pagam IPTU,IPVA,eles pagam impostos então tem direito sim de melhorias em seus bairros!!!
 
Alice Neris em 07/01/2011 09:51:52
boa, concordo plenamento com amigo marcel santos, e completo, aquela obra da ceara duvido se não terminou tão rapidamente por causa do shoping e da alta burguesia que ali mora, o iptu da lí é mais elevado , então os "cara" correm contra o tempo, ja a norte sul fica aquela "merda" de obra que demora cada vez mais, e outra só tão agilizando aquilo alí porq vai sair aquele outro shoping senão ia ficar tempos e tempos daquele jeito, quanto a população campograndense temos que nos conscientizar e coletar corretamente nosso lixo para não prejudicarmos o nosso proximo... falouuuu...
 
cleberson gondim em 07/01/2011 09:47:09
prezado cicero aparecido pereira
com certeza eu sou deste mundo e com certeza posso afirmar que as obras da norte - sul estao a muito tempo atrasadas e nunca terminam, visto que passo nesta avenida basicamente todo o dia para trabalhar e nunca vi esta obra ser concluida pelo contrario a demora é muita e o resultado é o que foi visto nesta ultima chuva. em compensação obras perto do shopping e outras centrais como a própria avenida ceara e mato grosso foram resolvidas em tempo record.
talvez o senhor nao entendeu o que foi comentado. e ao contrário do seu comentario nao faço parte de nenhuma casta não eu pago imposto pago iptu (muito caro) e nao aceito obras inacabadas ou mal feitas. visto que este dinheito gasto sai grande parte do nosso bolso.

um abraço
 
marcel dos santos nobre em 07/01/2011 08:57:16
É lamentável, a situação das localçidades de risco de nossa cidade, quando difgo risco e para não falar que nestas localidades não reside pessoas com situação abastada, por que se assim foce ja não era mais, o poder público ja havia solucionado o problema, todavia, nada e feito a respeito disto, basta atermos ao prolongamento da Ernesto geisel, e uma calamidade, até entendemos o porque do não término das obras afinal, um aditivo no contrato sempre ajuda muita gente.
Gostaria de saber o porque que o Ministério Público nunca se manifesta a respeito desta obrtas loucas, que tem uma única finalidade,corroer o ierário público, e de assustar a inércia do ministério público, mas fazer o que né, As obras de combate a erosão capitaneada por este mandato e muita boa para mostrar na TV mas para resolver a situação e um descalabro.
Parabens Secretário de Obras, prefeito, os senhores são genios , de obras mal pensada , mal executadas e muito bem pagas.
O Nosso povo não merece.
 
claudinei b. pereira em 07/01/2011 08:50:46
E cada ano o IPTV vem mais alto em 2011 aumentou quase 25%, e as obras cada vez mais escassas.
 
Cristiane Bissoni em 07/01/2011 08:49:29
Não adianta jogar a culpa toda em cima da prefeitura, administrações passadas foram as que cometeram os erros de escoamento dessas aguas e agora querem que uma administração em 24 horas resolva todo o problema. Não estou tirando a razao da população que deve cobrar mesmo mas dessa maneira é exagero. Este corrego é nojento de lixo, as margens estão abarrotadas de entulhos e agora querem solução pro caso de maneira rápida? Acorda população... a chuva acontece e ninguem sabe o seu volume, acorda administração esse problema já vem faz horas... Ridiculo atitude do povo...
 
Jonhatan Mendes em 07/01/2011 08:11:36
Não estou aqui para defender nenhum dos lados, nem da Prefeitura nem da População. Mais acho que este é um problema de todos, não adianta querermos jogar tudo nas costas do Prefeito e não fazermos a nossa parte..Pagamos Impostos (IPVA,IPTU....) e continua as mesmas coisas, mais a concientização deve ser todos...Afinal a NATUREZA está revidando tudo o que fazemos á ela....Devemos sim exigir dos nossos governantes pois eles foram colocados lá para administrar nossa cidade e nosso estado. Mais não devemos só pedir pedir pedir e não fazermos nada para ajudar também. A nossa cidade cresce em um ritimo muito acelerado, com construções uma atrás da outro e se isso continuar A TENDENCIA é só piorar alagar mais e mais e daqui uns dias pior que "São Paulo" ......ESTE PROBLEMA É DE TODOS.....
 
Carlos Henrique M. C. em 07/01/2011 07:29:36
sobre os estragos provocados pela chuva desta quinta feira, já foi comentado o suficiente, agora gostaria de falar em politica em nosso estado, é vergonhoso duas facções do PT, ficarem brigando por candidatura deste ou daquerle para a prefeitura de Dourados; inclusive gostaria de aproveitar o espaço e dizer que antes, politico aqui éra apenas Pedrossian e Wilson Barbosa, todo fim de mandato, sempre aquéla mesmisse, Pedro e Wilson, como se não tivesse políticos com potencial para também governar nosso estado, a carniça ficava sómente para os dois, tamanho egoismo e ganancia, ainda bem que a natureza eliminou-os destas pretensões. Pior que já estamos entrando em outra mesmisse, o Zeca do PT, se tivesse candidatado ao senado, hoje estaria lá em brasilia, no congresso nacional, buscando junto ao executivo atender as necessidades do nosso estado; esse rapaz já esteve no poder por (8) anos, os eleitores já conhecem seu potencial, com erros e acertos, não há mais necessidade em querer mostrar, é hora de sair de cena e deixar a oportunidade para outras pessoas, a ganancia é um dos piorers defeitos de caráter que o ser humano possa expressar; é pelo fato de exelentes administradores não terem coragem em candidatar-se, que homens semianalfabetos tornaram-se presidente da república, o pior descobriram que o assistencialismo o manteriam no poder, por ísso a presidente Dilma Roussef, já reuniu seus ministros para aumentar o combate à fome, Quando um mandatario quer resolver o problema de seu pais, no tocante ao social, de a vara para pescar e não o peixde para comer, ísso é demagogia. Tamanha vergonha o palhaço Tiririca deputado federal, analfabeto de pai e mãe, eu só gostaria de entender porque o ministério público uma vez demonstrando e provando que este cidadão é analffabeto, o superior tribunal eleitoral, ignorou e determinou a diplomação deste individuo, aqui no brasil tudo é possível, quantos absurdos.
 
periperis rodrigues do prado em 07/01/2011 04:09:53
È horrivel, mas tenho uma solução simples: ultimo prolongamento da extensão do rio faz-se um lago bem fundo artificial e largo para evitar os alargamentos é o tempo que a água demora para baixar, em torno de 2 a 5 horas, assim o cidade não ficará mais alagada.
 
elidio vicente pereira filho em 07/01/2011 03:20:15
é o culmulo que as pessoas nao sao sensiveis aos problemas dos outros. no entanto, isto é um problema de todos, do poder publico e da sociedade. vamos ser solidarios.
 
peterson dos santos em 07/01/2011 02:02:32
As pessoas tem o direito de morar ondue quiserem, mas cabe ao Estado a função de autorizar ou não na medida certa de protegê-las.... onde esta o estado? me avisem se encontrar.
 
agricio araujo lima em 06/01/2011 11:29:17
Dizer que os culpados são os moradores que escolheram aquele local para morar é uma monstruosidade.... a verdade é que as obras naquele local nunca terminam..... o resultado esta la na frente do norte sul.... obra de pessima qualidade tem que dar no que deu.... parabens bugrada... continuem votando no pmdb por mais 50 anos.....
 
agricio araujo lima em 06/01/2011 11:23:12
Realmente tudo isso que ja foi dito nao passa de uma grande verdade,mas nós nao podemos tambem esquecer que 50% e culpa de nossas autoridades e os outros 50% sao da propria populaçao. As autoridades vivem prometendo melhorias,mas elas nunca vem... ja nós cidadoes,todo santo dia estamos jogando lixo na rua. acredito sim que isso possa ter uma melhoria,basta cada uma fazer a sua parte.
 
augusto cesar em 06/01/2011 11:16:44
Caro leitor RAFAEL NANTES, quem eh voce para querer julgar as pessoas???? Dizendo que são essas pessoas ai que causam o caos no bairro, e tu axa que mtos deles escolheram morar ai???? Será que c naum tivessem condições naum morariam no centro ou em um condomínio de luxo???? Com essa humildade toda, com certeza q o lugar mais longe q vc consegue enxergar eh o seu nariz. TENHO DITO.
 
Cleberson Rodrigues em 06/01/2011 11:04:06
Quem tem culpa de chover tanto assim? O prefeito? O governador? A nova presidente? Não, os culpados são os proprios moradores, q jogam lixo em todo lugar, ou então vamos culpar o proprio são pedro né.
 
antonio maria em 06/01/2011 10:43:47
Rafael Nantes. Infeliz o seu comentário. Se for pra ficar dizendo asneira, melhor nem falar nada.
 
Thiago Kalunga em 06/01/2011 10:25:42
Artigo 1º daConstituição Federal - "O poder emana do povo......." Se os representantes não estão resolvendo parabéns população pela atitude o povo não sabe o poder que tem.....
 
Carlos Lima em 06/01/2011 10:17:47
caro marcel dos santos, acredito que você não é desse mundo, pois não tem nada a ver uma coisa com outra, ou seja a responsabilidade de gerenciar os problemas sociais é do poder público que sempre prioriza as áreas nobres da cidade e esquece as mais carente, faça uma retorspectiva e lembre dos problemas ocorrido em fevereirro de 2010, que ocorreu nas proximidades do shoping Campo Grande/ Ricardo Brandão. Rapidamente resolveram o problema, porem a população de tal área possui "SANGUE AZUL", pesso desculpas se faz parte dessa casta.

 
CICERO APARECIDO PEREIRA em 06/01/2011 10:00:22
ate quando vai haver alagamento, pois, obras da ernesto geisel nunca termina obras do laranjais ainda não começou, o executivo sempre esperando o pac cadê o iptu
 
roberto dos santos braga em 06/01/2011 09:40:09
campo grande inteira está a merce da má administração do atual prefeito e de sua equipe pois o mesmo só enaltece o dinheiro oriudo dos impostos.
para se manter sob a tutela do da classe A, deixando a pupulação de norte a sul desprovida de direitos básicos.
 
cicero leandro de souza em 06/01/2011 09:40:01
Eu passei por perto e vi o protesto, o protesto da população que mora as margens da Av Norte Sul são justificaveis, pagamos IPTU para melhorias em nossa cidade, mais as melhorias não são só para as areas nobres da cidade, afinal o IPTU vem para todas as classes sociais pagarem, cabe as autoridades dar um atenção especial para controlar essas enchente e o concerto da Av Norte Sul e região.
 
Lucas Gonçalves em 06/01/2011 09:39:23
Aquele local todo tem que ser desapropriado, e no local construir um picinão para captar o excesso de agua do corrego, visando evitar alagamentos mais a frente p´roximo do hospital, assim como nas proximidades do shoping norte sul deveria ser construido outro. As obras são caríssimas, mas não existe outro meio de minorar a situação nas épocas de chiuvas.
 
VALTER ANTUNES DE OLIVEIRA em 06/01/2011 09:34:23
Olha meu querido(a) Lucélia Ribas, Samuel Dias ninguem tem culpa de vc escolher esse bairro para morar...
pois a escolha foi sua intaum se naum quer mais perder moveis e gastar dinheiro venda a sua casa e compre em um lugar que naum alague
pois os culpados do alagamento é vcs mesmo, que jogam lixo dentro do PROSA, e dos demais rio se naum me engano vc mora perto do rio ANHANDUÍ, entaum para com a DEGRADAÇÃO DA NATUREZA e começe a pensar no futuro de seus filhos pois é o unico jeito de dar certo para eles acabe com a POLUIÇÃO, pq depois quem vai ficar sem, moradia é os filhos de vcs... estaum de PARABENS tbm ajudra a destruir a CAMADA DE OZONIO, com a queimada desses moveis e desses pneus... VC ESTA CERTA DONA LUCELIA pobre so tem piscina quandpo chove pq quer se cuidase da natureza naum estaria assim.... OBS MORO EM COXIM, ja morei em campo grade no barrio aero rancho e neium por isso reclamei do alagamento e neim de nadda pois eu que escolhi mora na quele lugar!
 
Rafael Nantes em 06/01/2011 09:28:00
é lamentável a situação na norte-sul as obras nunca terminam e os problemas com as chuvas seguem acontecendo é impressionante como a obra da ceara foi concluida rapidamente e esta (norte -sul) nunca termina

é... e teve aumento no iptu para que né....
talvez se morasse alguem importante nesta região as obras já estivessem prontas né?
 
marcel dos santos nobre em 06/01/2011 09:00:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions