ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Jogos Indígenas têm almoço em comunidade, torcida da família e disputa

Participantes de diferentes gerações competiram e falaram sobre o orgulho de sua cultura

Por Kamila Alcântara e Bruna Melo | 27/09/2026 13:15
Jogos Indígenas têm almoço em comunidade, torcida da família e disputa
Jogos Indígenas têm almoço em comunidade, torcida da família e disputa
Enquanto atletas se enfrentam na quadra, famílias compartilham sombra para torcer (Fotos: Luiz Donizete)

As disputas começaram cedo neste domingo (27), mas os Jogos Urbanos Indígenas ocuparam o Parque do Sóter para além das quadras e do campo. Enquanto atletas entravam nas competições, familiares acompanhavam as partidas e as comunidades preparavam o almoço. Entre uma prova e outra, o encontro também abria espaço para conversar, torcer e incentivar os mais jovens.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 19ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas reuniu cerca de 500 participantes de 21 comunidades de Campo Grande no Parque do Sóter neste domingo (27). O evento, organizado pela Prefeitura por meio da Funesp e da SDHU, contou com dez modalidades esportivas e proporcionou integração entre as comunidades, que destacaram a importância dos jogos para valorizar a cultura indígena e incentivar os jovens.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, organizadora do evento, a 19ª edição reuniu cerca de 500 participantes de 21 comunidades da Capital. A programação começou no sábado (26), com uma cerimônia na Morada dos Baís, e seguiu neste domingo com dez modalidades individuais e coletivas.

Integrante da comunidade Inamaty Kaxé, Taynara Marques Felix, de 34 anos, acordou às 4h para preparar o almoço. Depois, disputou o vôlei, acompanhou os filhos e torceu pelos demais atletas. Sua equipe ficou em terceiro lugar no vôlei, enquanto a comunidade conquistou o primeiro lugar na corrida feminina.

Os filhos de Taynara, de 15 e 17 anos, também estavam no parque. Um deles havia acabado de jogar futebol quando ela conversou com a reportagem. A equipe saiu nas quartas de final, mas, para a mãe, a participação dos jovens importa tanto quanto o resultado.

Jogos Indígenas têm almoço em comunidade, torcida da família e disputa
Taynara Marques Felix é integrante da comunidade Inamaty Kaxé (Foto: Luiz Donizete)

“Eu falo para eles que não podem ter vergonha. Eu não tenho, vocês também não podem ter”, contou. Taynara disse que incentiva os filhos a participar e a valorizar a própria cultura. Ela também vê nos jogos uma oportunidade de reunir a comunidade: “Alguns trazem refrigerante e a gente se mistura também. É um lazer”.

Na torcida pela comunidade Paravá, Domigiane Vicente, de 33 anos, acompanhava a participação de familiares. “Não importa quem vai fazer mais. Acredito que a vitória é nossa, independentemente de quem for ganhador”, afirmou. Para ela, o encontro também valoriza práticas como o arco e flecha. “Temos os nossos valores, mas não é por isso que deixamos de praticar esporte.”

A cacique da comunidade Portal Caiobá, Dourilene Moreira, de 50 anos, foi vice-campeã no futsal no ano passado. Nesta edição, acompanhava a equipe feminina como técnica e esperava um resultado melhor. “Nós vamos levar o primeiro”, disse, antes da partida. Para Dourilene, os jogos também são uma oportunidade de mostrar a habilidade dos atletas das comunidades indígenas urbanas em diferentes modalidades.

Jogos Indígenas têm almoço em comunidade, torcida da família e disputa
Dourilene Moreira é cacique da comunidade Portal Caiobá e fala sobre a oportunidade de mostrar a habilidade dos atletas indígenas (Foto: Luiz Donizete)

Daniel Francisco, de 31 anos, da comunidade Inamaty Kaxé, foi vice-campeão na prova da lança. Com a equipe já eliminada do futebol, ele ainda pretendia disputar o cabo de guerra. “A gente interage com as outras comunidades. É muito bom, é divertido”, contou.

Os Jogos Urbanos Indígenas são realizados pela Prefeitura por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) e da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.