A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

25/06/2012 11:34

Após intervenção, Saúde planeja criar Fundação para gerenciar Santa Casa

Paula Vitorino e Aline dos Santos
Autoridades receberam homenagem por junta interventora da Santa Casa. (Foto: Minamar Júnior)Autoridades receberam homenagem por junta interventora da Santa Casa. (Foto: Minamar Júnior)

A solução para a gestão da Santa Casa após a intervenção pública deve ser a criação de uma Fundação, com administração compartilhada entre sociedade civil e pública. A proposta é defendida pelo Estado e Prefeitura, além dos conselheiros de saúde.

“Pretendemos criar uma Fundação, que iria assumir as dívidas existentes e angariar, por participação da sociedade, recursos”, afirmou o governador André Puccinelli, nesta manhã, durante a abertura do V Encontro de Conselheiros de Saúde.

O secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Leandro Mazina, explicou que a gestão por meio de uma Fundação é a mais provável até o momento, pois poderá ser feita de forma compartilhada, com participação do poder municipal, estadual, Ministério Público e sociedade civil.

O prefeito Nelson Trad Filho ainda acrescentou que a gestão comparrtilhada foi uma determinação da Justiça.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, a “melhor forma judicial” para a próxima gestão deverá ser anunciada oficialmente até março de 2013, quando termina o prazo determinado judicialmente para a intervenção.

O maior hospital do Estado está sob interdição desde 2005, quando o hospital chegou a fechar as portas por conta de dívidas e crise na gestão. Antes a administração era feita pela ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), que desde a intervenção briga judicialmente para voltar à gestão da Santa Casa.

Puccinelli destacou que o objetivo é entregar o hospital de forma “apartidarizada”, mas com o fim comum para o bem da população.

População - O retorno da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) para a administração, mesmo compartilhada, não deveria acontecer, de acordo com avaliação do Conselho Municipal de Saúde.

O presidente do Conselho, Sebastião Arino, afirma que a Santa Casa está muito melhor depois que saiu da administração da ABCG.

“O hospital chegou a ser fechado porque o atendimento estava totalmente comprometido. Hoje a Santa Casa voltou a ter credibilidade e, apesar dos problemas, consegue realizar os atendimentos com qualidade”, avalia.

Ele também defende que seja criada uma Fundação e que a gestão seja feita com a participação de representantes da população. Segundo Arino, o projeto para a Fundação já está sendo discutido, mas ainda não se sabe quem seria o presidente.

Durante a homenagem à junta interventora, Trad disse que “esse é o reconhecimento do trabalho difícil que estamos fazendo. Desde que encontramos a Santa Casa fechada e assumimos tivemos muitos problemas, crises, mas o hospital nunca deixou de prestar o atendimento”.

Encontro - O encontro dos conselheiros acontece entre hoje e amanhã, com a participação de cerca de 500 conselheiros da Capital. Eles são responsáveis por fiscalizar a gestão da saúde pública.



SEM SOMBRA DE DUVIDAS ATUALMENTE A SANTA CASA ESTA ORGANIZADA. ALEM DA CREDIBILIDADE COM OS FORNECEDORES, SALARIOS EM DIA E GESTORES CAPACITADOS.














 
mariana claudia em 25/06/2012 07:48:30
O que realmente precisava para a saúde, não so da santa casa mas de todo o Brasil, seria eliminar o roubo do dinheiro publico, atraves de mais fiscalizações do ministerio publico e outros poderes.
Na verdade não falta dinheiro, sobra corrupção......vamos fiscalizar licitações de compra de material e prestações de serviço, vamos achar muitas coisas errada,
 
Joelson farias em 25/06/2012 02:54:21
A Santa Casa melhor com a intervenção do poder publico aonde? A Santa Casa em 2004 na época da interveção publica tinha capacidade de internação de 750 pacientes, além dos corredores do PS lotados, mas atendia. Com a interveção diminuiram os leitos e aumentaram os repasses financeiros ou seja melhorou para o bolso dos interventores. PUBLICA AÍ POR FAVOR
 
carlos eduardo perez em 25/06/2012 01:28:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions