ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Após intervenção, Saúde planeja criar Fundação para gerenciar Santa Casa

Paula Vitorino e Aline dos Santos | 25/06/2012 11:34
Autoridades receberam homenagem por junta interventora da Santa Casa. (Foto: Minamar Júnior)
Autoridades receberam homenagem por junta interventora da Santa Casa. (Foto: Minamar Júnior)

A solução para a gestão da Santa Casa após a intervenção pública deve ser a criação de uma Fundação, com administração compartilhada entre sociedade civil e pública. A proposta é defendida pelo Estado e Prefeitura, além dos conselheiros de saúde.

“Pretendemos criar uma Fundação, que iria assumir as dívidas existentes e angariar, por participação da sociedade, recursos”, afirmou o governador André Puccinelli, nesta manhã, durante a abertura do V Encontro de Conselheiros de Saúde.

O secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Leandro Mazina, explicou que a gestão por meio de uma Fundação é a mais provável até o momento, pois poderá ser feita de forma compartilhada, com participação do poder municipal, estadual, Ministério Público e sociedade civil.

O prefeito Nelson Trad Filho ainda acrescentou que a gestão comparrtilhada foi uma determinação da Justiça.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, a “melhor forma judicial” para a próxima gestão deverá ser anunciada oficialmente até março de 2013, quando termina o prazo determinado judicialmente para a intervenção.

O maior hospital do Estado está sob interdição desde 2005, quando o hospital chegou a fechar as portas por conta de dívidas e crise na gestão. Antes a administração era feita pela ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), que desde a intervenção briga judicialmente para voltar à gestão da Santa Casa.

Puccinelli destacou que o objetivo é entregar o hospital de forma “apartidarizada”, mas com o fim comum para o bem da população.

População - O retorno da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) para a administração, mesmo compartilhada, não deveria acontecer, de acordo com avaliação do Conselho Municipal de Saúde.

O presidente do Conselho, Sebastião Arino, afirma que a Santa Casa está muito melhor depois que saiu da administração da ABCG.

“O hospital chegou a ser fechado porque o atendimento estava totalmente comprometido. Hoje a Santa Casa voltou a ter credibilidade e, apesar dos problemas, consegue realizar os atendimentos com qualidade”, avalia.

Ele também defende que seja criada uma Fundação e que a gestão seja feita com a participação de representantes da população. Segundo Arino, o projeto para a Fundação já está sendo discutido, mas ainda não se sabe quem seria o presidente.

Durante a homenagem à junta interventora, Trad disse que “esse é o reconhecimento do trabalho difícil que estamos fazendo. Desde que encontramos a Santa Casa fechada e assumimos tivemos muitos problemas, crises, mas o hospital nunca deixou de prestar o atendimento”.

Encontro - O encontro dos conselheiros acontece entre hoje e amanhã, com a participação de cerca de 500 conselheiros da Capital. Eles são responsáveis por fiscalizar a gestão da saúde pública.

Nos siga no Google Notícias