ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Após reclamações, prefeitura dobra salas de vacinação no fim de semana

Aline dos Santos | 02/07/2015 11:42
Muita procura e longa espera no Tiradentes para quem precisou de vacina. (Foto: Fernando Antunes)
Muita procura e longa espera no Tiradentes para quem precisou de vacina. (Foto: Fernando Antunes)
João Vítor tomou quatro doses de vacina no sábado. (Foto: Fernando Antunes)
João Vítor tomou quatro doses de vacina no sábado. (Foto: Fernando Antunes)

Mais duas salas de vacinação serão abertas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) neste fim de semana em Campo Grande. A medida é para atender a demanda reprimida por conta da greve dos enfermeiros, deflagrada em 20 de junho.

No último fim de semana, a procura foi grande, com espera de horas e muitos saíram sem conseguir vacinar. Além das unidades do Tiradentes e Coronel Antonino, que já funcionaram nos dias 27 e 28 de junho, serão abertas as salas de vacinação do Nova Bahia e Guanandi.

No sábado, o cenário foi de muita fila. A bancária Renata Mendes, 31 anos, chegou às 7h no posto do Tiradentes e conseguiu que o o filho João Vitor, de 2 meses, tomasse quatro vacinas.

Mudança - De acordo com a assessoria de imprensa da Sesau, desta vez não terá horário de almoço, portanto, o serviço será ininterrupto das 7h às 17h. A exemplo do último fim de semana, serão distribuídas 100 senhas a partir das 7h.

O serviço não será mutirão, mas medida para quem estiver com o calendário vacinal vencendo. Ainda segundo a Sesau, se as 100 pessoas forem atendidas antes das 17h, serão distribuídas novas senhas. Neste caso, o perfil do paciente é determinante. A vacina no adulto é mais rápida, enquanto as crianças tomam mais doses, o que exige maior dispêndio de tempo.

Apesar da greve, alguns enfermeiros se dispuseram a trabalhar. Conforme a secretaria, no último fim de semana foram vacinadas 602 pessoas, com distribuição de mais de 1,6 mil doses entre atualização do calendário básico vacinal e campanha contra a gripe.

Greve - A prefeitura de Campo Grande pediu a prisão por desobediência de dois representantes da greve dos enfermeiros e quer o aumento da multa de R$ 3 mil para R$ 50 mil. Os pedidos foram encaminhados ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no dia 30 de junho e ainda não houve decisão.

Em 22 de junho, a administração municipal obteve liminar para que 80% do efetivo voltasse ao trabalho, mas os grevistas pediram ao TJ detalhes de como cumprir a ordem e não retornaram.

O tribunal marcou para 7 de julho, às 14h30, audiência de conciliação entre a prefeitura e os enfermeiros. Os profissionais de enfermagem querem reposição da inflação e pagamento do piso da categoria.

Endereços - A UBS Tiradentes fica localizada na venida José Nogueira Vieira, bairro Tiradentes. O posto do Coronel Antonino fica na Dr. Meireles, bairro Coronel Antonino (próximo ao Corpo de Bombeiros).

A UBS Nova Bahia está localizada na avenida Senhor do Bonfim, bairro Nova Bahia. A UBS do Guanandi fica na rua Cora, bairro Guanandi.

Nos siga no Google Notícias