ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após tumulto, clientes reclamam de desorganização no Dia Sem Imposto

Mariana Lopes e Viviane Oliveira | 25/05/2013 10:02
Motoristas reclamam da falta de organização em alguns postos. No posto em frente à Feira Central, o trânsito chegou a ficar comprometido.  (Foto: Vanderlei Aparecido)
Motoristas reclamam da falta de organização em alguns postos. No posto em frente à Feira Central, o trânsito chegou a ficar comprometido. (Foto: Vanderlei Aparecido)

A campanha do “Dia nacional Sem Impostos” acabou ganhando também um tom promocional e lotou ruas na manhã de hoje em Campo Grande. As filas, que começaram a ser formadas ainda na noite de ontem, geraram tumulto no trânsito assim que as senhas começaram a ser distribuídas, por volta das 6h.

Cada posto destinou apenas uma bomba de gasolina para atender os veículos que receberam senha, um dos erros apontados por quem até dormiu na fila para abastecer mais barato. No total, foram 30 mil litros de gasolina vendidos a R$ 1,35, distribuídos para 900 carro e 380 motos.

No posto Metrópole, localizado na rua 14 de Julho, em frente à Feira Central, no total 220 carros e 90 de motos foram contemplados, e às 8h as senhas já estavam esgotadas.

“A fila tomou uma dimensão muito grande, perto da avenida Mato Grosso não tinha mais como coordenar a organização, mesmo com policiamento, e isso gerou um pouco de tumulto”, conta o encarregado administrativo do Metrópole, João Carlos da Silva Pinto.

Mas para o professor Hebert Correa, 54 anos, houve também uma falha da organização da campanha que não orientou direito os motoristas. “Faltou comunicação de onde era para formar a fila corretamente”, critica.

Ele diz que no início da manhã de hoje, assim que as senhas começaram a ser distribuídas, a fila de veículos dava a volta na quadra do posto Metrópole, passando pelas ruas 13 de Maio, General Mello e 14 de Julho.

Porém, segundo o professor, a organização disse que só receberia senha quem estivesse com o veículo estacionado na rua 14 de Julho, e isso levou à confusão. Alguns condutores, no desespero, correram para a via indicada.

“Em seguida a organização entrou em um acordo e resolvemos deixar como estava, e quem foi para a 14, acabou perdendo o lugar na fila, e isso deu outra confusão”, relata Herbet.

Agora, o controle do fluxo de veículos no entorno do posto Metrópole conta com cinco agentes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito).  “Com tudo isso ainda vale a pena participar, pela economia e pelo manifesto, que é de grande valia”, comentou Hebert, que madrugou na fila do posto e conseguiu pegar a senha número 156.

Todo o movimento dos veículos que participavam do “dia sem impostos” teve que ser conciliado com o atendimento normal dos postos de combustíveis.

No posto VIP, localizado na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, esquina com rua Almirante Barroso, foram destinados dois funcionários somente para atender os veículos que receberam senha.

“Tinha uma pessoa só para abastecer e outra para receber o pagamento”, conta a operadora de caixa Suziane de Carvalho. Mesmo assim, a fila chegou a dar volta no quarteirão e teve tumulto de motoristas querendo entrar na frente, desrespeitando as regras. O trânsito no local só foi controlado depois que o policiamento chegou.

O posto com menos problemas foi o Metrópole, localizado na rua 26 de Agosto com a Cológeras, onde as senhas começaram a ser distribuídas às 6h. Os carros estavam estacionados ao longo da 26 de Agosto, enquanto as motos estavam dispostas em frente ao posto.

“Vale muito ficar na fila, porque é um absurdo o que a gente gasta com gasolina. As pessoas têm de ficar atentas”, lembra o estudante de Engenharia Gabriel Franco, de 20 anos, que chegou na madrugada para garantir lugar. “Estou aqui desde 1h30”, garante.

No posto Albatroz Modelo, que fica na avenida Costa e Silva, o fluxo de veículos foi um dos maiores e o tumulto foi proporcional. "Tinham mais de 2 mil pessoas para só 320 senhas. Tinham que ter falado quantas senhas seriam por cada posto. Quando começaram a distribuir, o povo ficou revoltado”, conta Júnior Dias, que estava no local hoje cedo.

Ele conta que tinha carro e moto em todo o quarteirão e que o gerente do posto precisou chamar a polícia para controlar os ânimos dos motoristas, que queriam partir para a briga. “Só de confusão foram umas 2 horas até acertar tudo e a fila ser organizada", comenta Júnior, que chegou ao posto na noite de ontem e conseguiu abastecer somente às 9h de hoje.

Participam os postos Albatroz Modelo (avenida Costa e Silva, 811), Posto Metrópole (rua 26 de Agosto, esquina com a Calógeras), Mediterrâneo (Rua 14 de Julho, em frente à Feira) e VIP (Cândido Mariano, esquina com Almirante Barroso).

Nos siga no Google Notícias