ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Apta para 28 serviços, alvo da PF tem sede em casa no Jardim dos Estados

Empresa oferece de filmagens de eventos a obras, passando pelo aluguel de máquinas agrícolas, por exemplo, mas endereço dá em casa ‘normal’, acima de qualquer suspeita

Anahi Zurutuza | 21/03/2017 18:08
Casa onde a CM Logística (Foto: Marcos Ermínio)
Casa onde a CM Logística (Foto: Marcos Ermínio)

Aberta em 2008, a CM Logística Engenharia Comércio e Serviço Ltda. tem sede em uma casa na rua Eduardo Santos Pereira, na Vila Gomes – região do Jardim dos Estados –, em Campo Grande, e portanto seria um dos alvos da operação Licitante Fantasma. No local, não há placas indicando que ali funciona uma empresa e nada que demonstre que o endereço é sede de uma companhia com capacidade para prestar 28 tipos de serviços diferentes, de filmagens de eventos a grandes obras.

A vizinhança foi surpreendida na manhã desta segunda-feira (21) com a equipe da Polícia Federal. No endereço, foi cumprido um dos mandados de busca e apreensão.

Vizinhos disseram à reportagem saber que no local funciona um escritório, mas nunca imaginavam se tratar de uma empresa com vários contratos com o poder público e muito menos capaz de trabalhar em ramos tão diversos.

No imóvel, uma funcionária recebeu a equipe do Campo Grande News, mas disse que está proibida de dar qualquer informação a qualquer pessoa, seja da imprensa ou polícia.

Suspeita – O fato da empresa, suspeita de fazer parte de esquema de fraudes em licitações, ser apta, pelo menos no papel, a prestar 28 tipos de serviços em áreas completamente diversas foi um dos que chamou a atenção da CGU (Controladoria Geral da União). Foi o que afirmou o José Paulo Barbiere, chefe do órgão em Mato Grosso do Sul, em coletiva de imprensa na manhã de hoje.

“Tive o trabalho de contar ontem”, ressaltou sobre ter estranhado a situação.

CNPJ da empresa, onde consta a descrição dos serviços que a mesma oferece (Foto: Reprodução)
CNPJ da empresa, onde consta a descrição dos serviços que a mesma oferece (Foto: Reprodução)
Ainda na página da Receita, consta o nome do dono da CM Logística (Foto: Reprodução)
Ainda na página da Receita, consta o nome do dono da CM Logística (Foto: Reprodução)

Várias funções, vários nomes – Na consulta da Receita Federal pelo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) da empresa, é possível encontrar CM Logística Ambiental – ME.

Pela busca do Google, o endereço alvo da PF pertence a empresa Ferreira de Macedo Serviços Ltda.

Conforme o registro oficial, a principal atividade econômica da CM Logística são obras de engenharia civil, incluindo a construção de prédios. Contudo, a empresa também, trabalha com limpeza de prédio, em domicílios e de terrenos, paisagismo, monitoramento de sistemas de segurança eletrônico, reparos em computadores e eletrodomésticos, medição de consumo de energia elétrica, gás e água, além de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de gás.

Os trabalhos relacionados a área ambiental são: imunização e controle de pragas urbanas, coleta, tratamento e descarte de resíduos não-perigosos, usina de compostagem.

Pelo que consta no cadastro, a empresa pode atuar ainda no transporte de cargas, aluguel de máquinas agrícolas, perfuração de poços, filmagens de festas e eventos, dentre outros.

Os telefones da empresa também são um mistério. Em contato com o número disponibilizado na internet, a reportagem foi informada que o telefone não pertence a nenhuma empresa. Já o número cadastrado na Receita Federal pertence a um coletor de lixo há um mês, conforme disse o rapaz que atendeu a ligação.

Policiais federais chegando à sede da PF com documentos apreendidos nos locais alvos de busca e apreensão (Foto: André Bittar)
Policiais federais chegando à sede da PF com documentos apreendidos nos locais alvos de busca e apreensão (Foto: André Bittar)

Contratos – Com o leque de funções para as quais está habilitada, a empresa, que teria um único sócio – José Mauro Viganó, conforme consta na consulta da Receita – e capital social de R$ 350 mil, já ganhou contratos em vários cantos do país.

Na página do governo federal onde são publicados dados sobre contratações, a CM Logística aparece como prestadora de serviços para as Embrapas do Mato Grosso e Rio de Janeiro, Incra, Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Alfenas (MG) e Receita Federal de Piracicaba (SP).

Operação – Os alvos Licitante Fantasma seriam parte de esquema para fraudar licitações por meio do sistema ComprasNet, mantido pela União, com o objetivo de ganhar os contratos com governos. A CGU e a PF estimam que os envolvidos tenham causado prejuízo de R$ 25 milhões para os cofres públicos.

Nos siga no Google Notícias