ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Árvore com mais de 15 metros cai sobre residência

Luciana Brazil | 09/12/2012 10:41
Com mais de 15 metros, a árvore destruiu o teto da casa. (Fotos:Luciano Muta)
Com mais de 15 metros, a árvore destruiu o teto da casa. (Fotos:Luciano Muta)

Uma árvore frondosa com mais de 15 metros se partiu ao meio e caiu sobre uma casa no fim da noite de sábado (8), na avenida Capital, na Vila Margarida, em Campo Grande. A árvore ficava em um terreno baldio, ao lado da residência, bem próximo ao muro.

Na manhã de hoje, oito militares do Corpo de Bombeiros faziam o trabalho de retirada da árvore, conhecida como Guapuruvu, ou ainda pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco e umbela. Com o incidente, o tronco permaneceu intacto, mas todos os galhos foram ao chão.

Enquanto acompanhava a retirada da árvore, Juliane Barbosa, 31 anos, contou que os galhos começaram a se partir por volta das 23h10 e tudo já estava no chão às 23h30. Juliane e mais uma moradora dormiam no momento da queda e se assustaram com o barulho. “A gente assustou muito. Já estávamos deitadas dormindo”.

A árvore destruiu parte do teto da casa, que tem arquitetura antiga.

Segundo o tenente Isaias Bernal, buracos e cupins foram responsáveis por partir a árvore ao meio. “Os cupins foram comendo a árvore por dentro e enquanto isso a água da chuva foi entrando pelos buracos da própria árvore e isso tudo contribuiu para que ela se partisse ao meio”.

Bombeiros utilizam motosserra para cortar os galhos.
Bombeiros utilizam motosserra para cortar os galhos.
O teto foi atingido e a dona de casa deve arcar com o prejuízo.
O teto foi atingido e a dona de casa deve arcar com o prejuízo.

“Ela era linda. Sempre tinha tucano e arara na árvore. Hoje cedo ainda tinha”, lembrou Juliane.

O tenente frisou também que os trabalhos da equipe começaram por volta de 7h30. “Como não havia risco a equipe que atendeu o chamado na noite de ontem, deixou para que nós, hoje cedo fizéssemos a retirada”.

Os bombeiros usaram uma motosserra para cortar os galhos, mas não são responsáveis por recolher os galhos, responsabilidade que fica para a dona do imóvel. “Agora vou ter que tirar”, disse Juliane.

Árvore: A espécie é notável pela velocidade de crescimento podendo atingir até três metros por ano. A árvore pode chegar a 30 metros de altura, e 80 centímetros de diâmetro.
O tronco é reto, alto e cilíndrico, e a casca é quase lisa. Além disso, a madeira é pouco resistente.

Nos siga no Google Notícias