A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

09/12/2012 10:41

Árvore com mais de 15 metros cai sobre residência

Luciana Brazil
Com mais de 15 metros, a árvore destruiu o teto da casa. (Fotos:Luciano Muta)Com mais de 15 metros, a árvore destruiu o teto da casa. (Fotos:Luciano Muta)

Uma árvore frondosa com mais de 15 metros se partiu ao meio e caiu sobre uma casa no fim da noite de sábado (8), na avenida Capital, na Vila Margarida, em Campo Grande. A árvore ficava em um terreno baldio, ao lado da residência, bem próximo ao muro.

Na manhã de hoje, oito militares do Corpo de Bombeiros faziam o trabalho de retirada da árvore, conhecida como Guapuruvu, ou ainda pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco e umbela. Com o incidente, o tronco permaneceu intacto, mas todos os galhos foram ao chão.

Enquanto acompanhava a retirada da árvore, Juliane Barbosa, 31 anos, contou que os galhos começaram a se partir por volta das 23h10 e tudo já estava no chão às 23h30. Juliane e mais uma moradora dormiam no momento da queda e se assustaram com o barulho. “A gente assustou muito. Já estávamos deitadas dormindo”.

A árvore destruiu parte do teto da casa, que tem arquitetura antiga. 

Segundo o tenente Isaias Bernal, buracos e cupins foram responsáveis por partir a árvore ao meio. “Os cupins foram comendo a árvore por dentro e enquanto isso a água da chuva foi entrando pelos buracos da própria árvore e isso tudo contribuiu para que ela se partisse ao meio”.

 

Bombeiros utilizam motosserra para cortar os galhos.Bombeiros utilizam motosserra para cortar os galhos.
O teto foi atingido e a dona de casa deve arcar com o prejuízo.O teto foi atingido e a dona de casa deve arcar com o prejuízo.

“Ela era linda. Sempre tinha tucano e arara na árvore. Hoje cedo ainda tinha”, lembrou Juliane.

O tenente frisou também que os trabalhos da equipe começaram por volta de 7h30. “Como não havia risco a equipe que atendeu o chamado na noite de ontem, deixou para que nós, hoje cedo fizéssemos a retirada”.

Os bombeiros usaram uma motosserra para cortar os galhos, mas não são responsáveis por recolher os galhos, responsabilidade que fica para a dona do imóvel. “Agora vou ter que tirar”, disse Juliane.

Árvore: A espécie é notável pela velocidade de crescimento podendo atingir até três metros por ano. A árvore pode chegar a 30 metros de altura, e 80 centímetros de diâmetro.
O tronco é reto, alto e cilíndrico, e a casca é quase lisa. Além disso, a madeira é pouco resistente.



A dona pra ter o seu prejuizo solicionado de maneira rápida realmente terá que arcar com o prejuizo, porém nada impede de entrar em contato com o dono do terreno vizinho onde a árvore estava, pois a responsabilidade é dele.
 
Thiago Kalunga em 09/12/2012 12:27:09
A natureza realmente é bela, mas numa situação dessas, fico com pena dos donos do imóvel atingido, pois a árvore estava em terreno vizinho e além de ter que arcar com o prejuízo, ainda terão que retirar os galhos prá fazer a limpeza. É mole??? Graças a Deus que nada mais grave aconteceu com nenhum familiar.
 
Claudia Aguiar em 09/12/2012 12:12:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions