ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Às vésperas do concurso para professores, dica é revisar e manter a calma

A etapa de provas do concurso para professores da rede municipal está agendada para este domingo

Por Mylena Fraiha | 03/02/2024 08:33
Alunos durante aulas voltadas ao concurso para professores da Reme em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Alunos durante aulas voltadas ao concurso para professores da Reme em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A apenas um dia antes da prova, a dica para os candidatos a professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) é revisar os conteúdos para os quais serão testados, além de enfrentar o desafio de controlar a ansiedade e o nervosismo. A primeira etapa do concurso está agendada para este domingo (4), na Capital.

Nesta reta final, o coordenador do curso Mandetta Easy, professor Márcio Lopes, explica que os candidatos devem se concentrar na revisão. "Nessa véspera de prova, o aluno precisa revisar o que estudou e fazer exercícios da matéria. A dica é fazer uma redação antes da prova", destaca.

Márcio também ressalta a importância do cuidado com a saúde fisiológica, incluindo sono e alimentação, e enfatiza a atenção aos horários e aos documentos necessários. "A ansiedade é grande, mas os alunos se dedicaram aos estudos", complementa.

Já o coordenador pedagógico do Shalom Cursos, professor João Eduardo Guimarães, comenta que algumas estratégias são aplicáveis a qualquer processo seletivo. "Nós sempre recomendamos que as pessoas sigam sua rotina normalmente. Isso evita períodos de estresse devido a mudanças", explica.

Além disso, João Eduardo enfatiza a importância de focar em memorização de conteúdos. “A gente recomenda focar em coisas que dá para decorar, como fórmulas matemáticas. É importante anotar e fazer um mapa mental”.

Preparativos - Formada em Letras, a candidata Vitória Blanco explica que é o terceiro concurso para professores que participa. "Como me formei em janeiro de 2022, este será o segundo concurso que tentarei. Eu fiz as provas de professor temporário, tanto da SED quanto da Semed. Em uma delas teve aquilo de ter vazado a prova ou não, mas agora tem muito mais gente inscrita, espero que eles tenham ajustado o que precisava”.

Vitória relê edital do concurso para professores da Reme (Foto: Mylena Fraiha)
Vitória relê edital do concurso para professores da Reme (Foto: Mylena Fraiha)

A poucos dias da prova, Vitória comenta que irá separar um tempo para revisar o conteúdo sobre a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). “Sei que pelo tempo de espera por esse concurso muitas pessoas estudam há anos e vêm se preparando, mas vou tentar, é bom como experiência”.

Horários - De acordo com o edital, publicado pela Prefeitura, as provas objetiva e de redação serão aplicadas nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com a vaga concorrida pelo candidato.

Pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados pontualmente às 8h (horário de MS) para garantir o início das atividades com a máxima eficiência. Esse horário é destinado às provas relacionadas aos seguintes cargos:

Professor de Educação Infantil (Manhã), Professor de Arte (Educação Infantil ao Ensino Fundamental - Manhã), Professor de Educação Física (Educação Infantil ao Ensino Fundamental - Manhã), Professor de Língua Inglesa (Anos Finais do Ensino Fundamental - Manhã), Professor de Matemática (Anos Finais do Ensino Fundamental - Manhã), Professor de Geografia (Anos Finais do Ensino Fundamental - Manhã), Professor de História (Anos Finais do Ensino Fundamental - Manhã) e Professor de Ciências (Anos Finais do Ensino Fundamental - Manhã).

À tarde, os portões serão abertos às 13h30 e fechados pontualmente às 14h30 (horário de MS) para garantir o início das atividades com organização e eficiência. Esse horário é destinado às provas relacionadas aos seguintes cargos: Professor (Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Tarde) e Professor - Língua Portuguesa (Anos Finais do Ensino Fundamental - Tarde).

Prova - A prova objetiva, composta por perguntas de conhecimento específico e básico, será realizada em caráter eliminatório e classificatório. Além disso, haverá uma prova de redação também eliminatória e classificatória, seguida pela fase de análise de títulos.

Os candidatos devem estar atentos ao horário de abertura e fechamento dos portões, assim como aos documentos exigidos, incluindo identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato.

O concurso público destina-se ao preenchimento de vagas existentes no quadro de servidores do Município de Campo Grande, com validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

A convocação para as vagas será realizada conforme a necessidade e conveniência da Administração Municipal dentro desse prazo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias