ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Até fim de agosto, Capital ganha ações de saúde, UBSFs e Centro de Microcefalia

Informações foram divulgadas durante agenda política do prefeito e governador

Danielle Valentim e Kleber Clajus | 31/07/2018 10:55
Primeira Clínica da Família que será inaugurada no dia 29 de agosto, no Nova Lima, era promessa de campanha. (Foto: Marina Pacheco)
Primeira Clínica da Família que será inaugurada no dia 29 de agosto, no Nova Lima, era promessa de campanha. (Foto: Marina Pacheco)

A saúde em Campo Grande começa agosto com o pé direito. A programação recheada de novidade inclui mais de 10 ações de saúde, entrega de três UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) inacabadas e herdadas pela atual gestão e inahuração de promessas de campanha do prefeito Marquinhos Trad (PSD). As informações foram divulgadas durante agenda política do prefeito e governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

No dia 29 de agosto, às 9h acontece a inaguração da Primeira Clínica da Família, no bairro Nova Lima. O prédio era promessa de campanha de Marquinhos Trad e já opera em testes. Após abertura oficial passará a atender das 7h às 19h. No mesmo dia, às 14h ocorre a implementação do Centro-Dia de Microcefalia, na Associação Renasce uma Nova Esperança.

Sobre a Clínica da Fmaília, o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, pontua que a ideia é reduzir incidência de casos de fichas verdes e azuis nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Vilela ressalta que a ideia é expandir o projeto para 10 unidades de UBSFs, até 2020.

Também estão em planos a ampliação do horários de 19h para às 21h, tendo os profissionais que atuarão nessas estruturas, um incentivo de até 40% no salário. “O objetivo é incentivar os profissionais não darem plantão e ficarem dentro do seu turno”, disse.

Samu – Com relação as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência),  o Vilela ressaltou que houve promessa do Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, de que sejam encaminhadas até 10 novas viaturas para a Capital.

Hoje, a Sesau tem uma emenda do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEMque possibilitaria a compra de duas ambulâncias, contudo ainda aguardam, abertura de ata de preços do Ministério da Saúde que possibilita tal aquisição.

O processo eleitoral nesse caso interferem na compra uma vez que a licitação já teria sido iniciada antes do período restritivo.  Enquanto isso, a prefeitura recebeu há cerca de três semanas um veículo que operava no interior pelo Corpo de Bombeiros.

O prazo é de que dentro de 60 dias seja adaptada para operar na Capital. Isso porque a ambulância será descaracterizada. A prefeitura, além do serviço do Samu, realizam transporte de pacientes entre as unidade de saúde e hospitais e para tratamento de hemodiálise e quimioterapia.

Confira a programação:

-
6 de agosto das 8h às 12h - Dia “D” de mobilização de combate à dengue – Praça Ari Coelho

- 6 de agosto às 9h - abertura da 1ª semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal
- 16 de agosto - Implantação do serviço de OdontoPCD (Odontologia Especializada Para Pessoas Com deficiência)
- 17 de agosto - Ação de promoção à saúde na UBSF - Ana Maria do Couto
- 18 de agosto das 7h às 11 - Ação de promoção à saúde: Campo Grande é o Bicho – CCZ
- 18 de agosto – Lançamento do dia “D” contra o sarampo - UBS do bairro Universitário
- 22 de agosto das 8h às 11h ação de promoção a saúde - Colônia Paraguaia
- 22 de agosto das 13h30 às 16h - ação de promoção a saúde - UBSF Sírio Libanês
- 23 de agosto das 7h30 às 11h30 - Campanha de doação de sangue servidores municipais - Paço Municipal
- 24 de agosto das 7h às 11h - Caminhada Mais Saúde para a Cidade Morena - Jacques da Luz, Moreninha II
- 24 de agosto das 8h às 11h - ação de promoção a saúde - no Portal Caiobá
- 24 de agosto das 13h30 às 17h - ação de promoção a saúde Campo Grande Com Mais Saúde Para Cidade Morena – UBSF Macaúbas
- 27 de agosto às 9h – Entrega UBSF do Azaleia
- 29 de agosto às 14h - Implementação do Centro “Dia” de Microcefalia - na Associação Renasce uma Nova Esperança
- 29 de agosto às 9h – Inauguração 1ª Clínica da Família - Nova Lima
- 30 de agosto entrega da UBSF do Oliveira às 14h30
- 31 de agosto às 14h - Entrega da UBSF na Vila Cox

Nos siga no Google Notícias