ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Avenida e estacionamentos são interditados para montagem de tendas em Upas

Adriano Fernandes e Daniele Errobidarte | 21/03/2020 15:57
Avenida e estacionamentos são interditados para montagem de tendas em Upas
Trecho da Avenida Guaicurus foi interditado em frente ao Upa Universitário. (Foto: Marcos Maluf)

A Upas (Unidades de Pronto Atendimento) da Capital começaram a adotar medidas para receber pacientes contaminados com o coronavírus. Na Upa Univesitário, trecho da Avenida Guaicurus em frente a unidade já foi interditado para receber as tendas onde serão feitas as triagens dos pacientes.

Na Upa das Moreninhas, o estacionamento também será destinado aos atendimentos. Na unidade, sala destinada a pacientes em observação também está equipado com cadeiras, devidamente distantes umas da outras, para receberam moradores com sintomas respiratórios e suspeitos de infecção.

O espaço é arejado com janelas, tem lixo e pia com sabão. O local, que antes era destinado a pacientes que teriam de tomar soro, foi transferido para um anexo à ala amarela da unidade de saúde.

Avenida e estacionamentos são interditados para montagem de tendas em Upas
No detalhe da imagem, paciente de máscara aguardando atendimento. (Foto: Marcos Maluf)

Apenas 5 pacientes aguardavam atendimento no começo desta tarde e, conforme apurado pela reportagem, neste sábado, ninguém havia procurado atendimento com os sintomas de coronavírus.

O estacionamento da Upa já foi isolado, mas até por volta das 13h30, sequer os equipamentos para montagem das estruturas estavam no local. A situação era a mesma na Upa do Universitário.

Um dos sentidos da Avenida Guaicurus em frente a unidade de saúde foi interditado, mas também não haviam funcionários da prefeitura no local. O movimento seguia normalmente, cerca de 15 pacientes aguardavam triagem na recepção. Por lá, a reclamação dos pacientes era da falta de máscaras e álcool em gel para quem buscava atendimento.

Estes itens de higiene estão disponíveis apenas para os funcionários das unidades de saúde. Questionada pela reportagem a Sesau informou que os casos que chegam com sintomas na Upa também são automaticamente isolados e passam por atendimento.

Avenida e estacionamentos são interditados para montagem de tendas em Upas
Trecho bloqueado na Avenida Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)

Neste sábado (21) fake news começou a ser compartilhada nas redes sociais dizendo que a interdição da avenida em frente a Upa ocorreu após a identificação de um paciente suspeito de estar infectado com o coronavírus.

“A Sesau esclarece que essa informação é falsa e está buscando identificar os autores para encaminhar às autoridades competentes. O acesso à algumas unidades precisaram ser fechados nesta tarde para facilitar a logistica de instalação de tendas que serão utilizadas para auxiliar na triagem de casos suspeitos da doença”.

Conforme a secretaria, a montagem das tendas será feitas durante todo o final de semana e a expectativa é de que sejam concluídas até segunda-feira (23).

As tendas têm 10 metros de largura por 10 metros de cumprimento, sendo espaço suficiente para que os pacientes consigam ficar a uma distância de pelo menos 1,5 metro um do outro, reduzindo ainda mais o contágio pela Covid-19. Com a triagem dos pacientes suspeitos, quando identificados os casos, eles irão para uma sala de isolamento, onde evitarão o contato com os demais.

Avenida e estacionamentos são interditados para montagem de tendas em Upas
Sala montada para receber pacientes na Upa das Moreninhas. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias