ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Barulho de avião assusta e acorda moradores na madrugada

Aeronave da Marinha do Brasil está em Campo Grande para treinamento; caça é diferente dos modelos usados no Estado

Liniker Ribeiro e Ronie Cruz | 21/03/2019 16:30
Avião modelo AF-1, da Marinha do Brasil (Foto: Divulgação)
Avião modelo AF-1, da Marinha do Brasil (Foto: Divulgação)

Moradores de pelo menos três bairros de Campo Grande acordaram assustados na madrugada desta quinta-feira (21), com o “barulho muito alto” de um avião que sobrevoou a região do Jardim Panamá, Jardim Ima e Jardim Petrópolis, pouco antes das 5h. A situação chegou a deixar muita gente intrigada, principalmente, porque o barulho indicava que a aeronave sobrevoava “baixo demais”.

Apesar de estarem acostumados com aviões de caça sobrevoando a região, o barulho ouvido nesta quinta foi “atípico”. Dona de um restaurante a um quilômetro da Base Aérea, Bárbara Marcelle Hermosilia, de 39 anos, disse que desde que se mudou de Corumbá – a 419 quilômetros de Campo Grande - para a Capital, há quatro anos, nunca tinha presenciado um barulho parecido.

"Foi umas 4h da manhã. Levantei e fui ver as crianças no quarto de 8 e 12 anos. Nunca acordei por causa de barulho de avião. Parecia que o avião estava voando muito baixo, pensei que tinha acontecido alguma coisa", disse.

O marido dela, Cláudio Pereira, de 40 anos, acredita que tenha sido um avião do tipo caça. "Tem um caça rodando aqui a região desde ontem na hora do almoço. Eu acho que pode ser ele que passou aqui mais cedo", sugeriu.

A reportagem foi atrás de saber se estão sendo realizados treinamentos por militares da Base Área e, por meio da assessoria de comunicação, a unidade informou que, na verdade, são oficiais da Marinha do Brasil que estão em Campo Grande para treinar.  

Segundo apurado, desde a última segunda-feira (18), um modelo de caça participa das ações. A aeronave, inclusive, provocaria ruídos mais fortes do que os aviões que costumam sobrevoar a região.

Na manhã de hoje, a equipe do Campo Grande News esteve no local e avistou três aeronaves fazendo manobras sobre a região. Porém, o modelo que provocou o barulho é do Esquadrão VF-1, da Marinha do Brasil, que opera aeronaves A-4 Skyhawk, que no país foram designadas como AF-1. O esquadrão está sediado em São Pedro da Aldeia e veio à Campo Grande apoiar um exercício de Navios da Marinha e Fuzileiros Navais próximo à faixa de fronteira. As aeronaves efetuam missões de apoio à tropa de Fuzileiros Navais no contexto de uma Operação Ribeirinha.

Mas nem todo mundo se surpreendeu com a situação. A dona de casa Aletéia Beatriz Pulcinelli, de 43 anos, mora na região há mais de 20 anos e comentou a situação. "Meu cachorro latiu bastante durante a madrugada. Daí eu acendi a luz e estava tudo tranquilo. É normal avião passar nesse horário aqui. Não vi nada de anormal", afirmou a moradora.

Nos siga no Google Notícias