A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/09/2016 16:20

Bebê foi levado a postos, mas sem socorro, passou mal ‘do nada’ e morreu

Família reclama de negligência médica; pais trabalham no Norte-Sul e acreditavam que socorristas do centro comercial salvariam a vida do filho

Anahi Zurutuza e Adriano Fernandes
Bombeiros e Samu em atendimento no Shopping Norte-Sul ontem (8) (Foto: Direto das Ruas)Bombeiros e Samu em atendimento no Shopping Norte-Sul ontem (8) (Foto: Direto das Ruas)

O bebê Enzo Godoy Lopes, de 1 ano e 8 meses, que morreu durante socorro dentro do Shopping Norte-Sul Plaza, em Campo Grande, estava brincando em casa quando passou mal “do nada”. Os pais também teriam levado o menino a dois postos de saúde, na quarta e na quinta-feira, mas não conseguiram atendimento. O relato é de uma tia da criança, Gisele Rodrigues, 42, e foi confirmado pelo pai, Flavio Maurício de Arruda.

Segundo a tia e o pai, o menino foi levado a postos de saúde, pois estava com diarreia e vômito. Mas, segundo o Flavio, o bebê não chegou a ser atendido, porque não havia pediatras nas unidades.

“Ele vomitou duas vezes na terça-feira à noite, mas a gente achou que pudesse ser alguma coisa que ele comeu, por isso não levamos no médico. Mas, como ele acordou [na quarta-feira, 7] com vômito e diarreia, a gente resolveu levar ao posto”, relatou o pai.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon – no sudoeste da Capital –, a família foi orientada a procurar outra unidade, porque ali não havia médico especialista de plantão. “Por que não colocaram meu filho em uma ambulância e levaram até onde tinha pediatra?”, questiona Flavio.

O casal decidiu levar o filho então a um posto de saúde no bairro Guanandi na quinta-feira (8), mas também não conseguiu atendimento e foram orientados a voltar para a UPA do Jardim Leblon. Na unidade 24 horas, ainda durante a manhã, quando não havia pediatras no local, o menino foi atendido, mas medicado apenas com soro.

Embora vivam no bairro Marcos Roberto – na região sul da Capital, atrás do Norte-Sul –, os pais receberam o encaminhamento para levar Enzo para a UPA da Vila Almeida – no oeste da cidade. Mas, sequer tiveram tempo de sair de casa para tentar a consulta e descobrir o que ele tinha. 

Por volta das 16h de ontem, o bebê passou mal, ficou roxo e sem conseguir movimentar os braços e pernas, como se estivesse sufocado, segundo a tia. “O olhinho dele parou de piscar”, contou Flavio.

Foi quando Flavio e a mãe Adriana Godoy da Silva, 26, levaram o menino nos braços para o shopping, onde os dois são funcionários de restaurantes. O casal se lembrou da existência da brigada de salvamento. 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou apenas que será aberta sindicância para apurar como foi o atendimento nos postos de saúde

Velório vai até amanhã, na Pax Pró Vida da avenida Bandeirantes (Foto: Adriano Fernandes)Velório vai até amanhã, na Pax Pró Vida da avenida Bandeirantes (Foto: Adriano Fernandes)

Velório – Inconformados, familiares não conseguem entender o motivo da morte tão repentina. “Era uma criança normal, como qualquer outra, corria bastante, era muito alegre e divertida”, contou a Gisele. “Agora, fica a saudade”, completou a tia.

Eduardo parecia não entender direito o que aconteceu. Ao se aproximar do caixão do bebê, o garoto de 7 anos perguntou que se o irmão estava dormindo.

O corpo está sendo velado na Pax Pró Vida da avenida Bandeirantes e o enterro será amanhã (10), às 9h, no Cemitério do Cruzeiro, na avenida Cônsul Assaf Trad.

 

Secretaria irá abrir sindicância para apurar morte de bebê em shopping
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) irá abrir sindicância para apurar o caso do bebê de um ano que morreu na enfermaria do Shopping Norte...
Bebê de três meses morre enquanto dormia na cama com os pais
Um bebê de apenas três meses morreu enquanto dormia na cama com os pais. O caso aconteceu na manhã de ontem (7) em Naviraí, distante 366 km de Campo ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions