ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Bioparque Pantanal abre as portas nesta segunda para alunos de escola estadual

Expectativa é de que mais de 12 mil pessoas passem pelo complexo ao longo deste mês

Adriel Mattos | 02/05/2022 07:31
Alunos da Escola Lúcia Martins Coelho foram os primeiros a conhecer complexo após a inauguração, em abril. (Foto: Bruno Rezende/Arquivo/Subcom-MS)
Alunos da Escola Lúcia Martins Coelho foram os primeiros a conhecer complexo após a inauguração, em abril. (Foto: Bruno Rezende/Arquivo/Subcom-MS)

Alunos da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, de Campo Grande, são os primeiros a visitar o Bioparque Pantanal, que abre oficialmente ao público nesta segunda-feira (2). Cerca de 3 mil estudantes vão percorrer o circuito dos aquários e conhecer a fauna dos biomas das bacias do Pantanal e da Amazônia, além de espécies dos cinco continentes.

A expectativa é que o complexo receba mais de 12 mil pessoas, entre público individual e de grupos (escolas, universidades e instituições) ao longo deste mês. Para junho, a agenda deve ser liberada no sistema de agendamento já na segunda quinzena de maio, conforme informação da administração.

“Estamos ansiosos para recepcionar a primeira turma que chega hoje ao Bioparque Pantanal por meio de agendamento. Tivemos um mês de visitas guiadas que nos ajudaram a entender a dinâmica das visitações. Como não nos limitamos apenas a ser um produto para o turismo de contemplação, tivemos que cuidar de toda a parte da Educação Ambiental que está inserida na proposta”, explicou a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

Para hoje, cerca de 300 estudantes terão a satisfação de mergulhar num mundo de conhecimento de cenários que estão no quintal da nossa casa, como os biomas do Pantanal e do Cerrado, que muitas vezes, são desconhecidos por eles. “É uma forma de trazer para esses alunos aquilo que, muitas vezes, é muito distante deles”, completou Maria Fernanda.

Educação ambiental – A proposta pedagógica do Bioparque está alicerçada em três eixos: experiência, pesquisa e formação. Durante a visitação, a equipe de condutores promoverá intervenções pedagógicas, a fim de aprofundar temáticas do currículo, bem como intervenções em educação ambiental.

Em suma, a visita escolar vai muito além da contemplação, com a sensibilização ambiental, a construção de conhecimentos e aprendizagens e a formação crítica.

“Com o início das visitas escolares, estamos muito entusiasmados ao ver a materialização de todo o planejamento realizado antes de sua abertura. Nesse sentido, ao recepcionar os estudantes e os profissionais da educação da Escola Henrique Ciryllo, frisamos o comprometimento da escola em promover a Educação Integral, com vistas a desenvolver seus estudantes em todas as dimensões, cognitivas e socioemocionais, em consonância com o Projeto Pedagógico, proposto para o Bioparque Pantanal”, explicou o coordenador da equipe do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque, Tiago Green.

Nos siga no Google Notícias