Bombeiros formam 260 novos militares e ganham 16 viaturas em solenidade
A turma Caiman passou por dois anos de treinamentos envolvendo atividades operacionais e combate a incêndios
O CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta terça-feira (2), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a formatura de 260 novos militares, entrega de viaturas e condecoração de medalhas. A solenidade foi alusiva ao Dia do Patrono da corporação, “Imperador Dom Pedro II”.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) formou 260 novos militares em uma solenidade realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Entre os formandos, estão 240 soldados temporários, 10 oficiais especializados em tecnologia da informação e 10 oficiais combatentes de carreira. A turma, intitulada Caiman, passou por treinamento intensivo desde janeiro do ano passado, abrangendo operações de combate a incêndios, salvamentos e segurança. Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou os avanços estruturais da corporação, que recebeu 16 novas viaturas, sendo 10 para Campo Grande e seis para combate a incêndios florestais no interior. Além disso, 30 pessoas foram condecoradas com a Medalha do Mérito do Corpo de Bombeiros, reconhecendo serviços prestados à comunidade. Com esses reforços, o CBMMS amplia sua capacidade de atuação e resposta em todo o estado.
Entre os formandos, estão 240 soldados temporários, 10 oficiais temporários especializados em tecnologia da informação e 10 oficiais combatentes de carreira, que concluíram o CFO (Curso de Formação de Oficiais).
- Leia Também
- Incêndio destrói prédio abandonado na Av. Mascarenhas de Moraes
- Dois incêndios atingem terrenos baldios em bairros vizinhos da Capital
A turma, intitulada Caiman, passou por treinamento iniciado em janeiro do ano passado, envolvendo atividades operacionais, combate a incêndios, salvamentos e segurança contra incêndio e pânico.
Os três primeiros colocados da turma do curso de formação foram Bruna Karen Córdoba Penteado (1º lugar), Jeferson Moreira de Oliveira Araldo (2º lugar) e Nathalia Nipper Andrade (3º lugar).
Em discurso durante a cerimônia de formatura, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PP), destacou que, apesar das dificuldades estruturais que a corporação possuía, com novos investimentos os militares recém-formados entram no Corpo de Bombeiros para fazer a diferença.

"O Corpo de Bombeiros é uma corporação que fascina, que até muito pouco tempo atrás era muito desestruturada em nosso Estado. A gente não tinha uma unidade na cidade de Bonito. A gente não tinha equipamento, viatura e uma estrutura que pudesse responder à sociedade e, talvez, porque não fosse tempo. Mas esse tempo chegou. E vocês estão entrando nessa corporação hoje para fazer a diferença, para poder atender o chamado da sociedade", disse Riedel.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Salas, explicou em entrevista como funciona a contratação do serviço temporário dos 240 soldados formados.

"O contrato de serviço temporário é anual, podendo se estender por até sete anos. Ou seja, dependendo do desempenho e da qualidade do serviço, eles poderão renovar esse contrato, que se inicia hoje, por até sete anos. Esta é a primeira vez que as forças militares têm essa modalidade de ingresso no serviço temporário."
Durante a cerimônia de formatura, estavam presentes, entre as autoridades, o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, e os deputados estaduais Coronel David (PL), Pedro Arlei Caravina (PSDB) e Roberto Hashioka (União).
Reforço de frota - Como parte das ações de expansão do CBMMS, o Governo do Estado entregou 16 novas viaturas. Desse total, 10 irão reforçar o atendimento em Campo Grande, enquanto seis camionetas serão destinadas às operações de combate a incêndios florestais no interior do Estado.
Os novos veículos vão fortalecer a resposta da corporação tanto em áreas urbanas quanto em regiões rurais, especialmente em períodos de estiagem, quando as ocorrências de queimadas aumentam de forma significativa.
“Na prática, essas viaturas inicialmente vão compor o socorro de atendimento hospitalar em Campo Grande. Hoje, para a gente ter uma ideia, nós temos de serviço cinco viaturas, unidades de resgate, trabalhando em prol da sociedade de Campo Grande. E, a partir de amanhã, nós teremos dez viaturas. Ou seja, vamos dobrar a capacidade operacional e o grande objetivo é atender cada vez melhor a sociedade aqui da nossa capital”, destacou o Coronel Frederico Salas.
Condecoração - Durante a solenidade, também foi realizada a entrega da Medalha do Mérito do Corpo de Bombeiros Militar, a maior honraria da instituição. Neste ano, 30 pessoas, entre civis e militares, foram condecoradas por serviços prestados em prol da corporação e da comunidade sul-mato-grossense.
Com novos profissionais preparados e reforço estrutural, o Corpo de Bombeiros Militar segue ampliando sua capacidade de atuação e resposta, fortalecendo a segurança e o atendimento à população em todo o Mato Grosso do Sul.
Confira a galeria de imagens:














