ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campanha de multivacinação começa sem fila em Campo Grande

Christiane Reis | 19/09/2016 18:08
A pequena Sarah recebeu a imunização na UBS do Bairro Tiradentes. (Foto: Christiane Reis)
A pequena Sarah recebeu a imunização na UBS do Bairro Tiradentes. (Foto: Christiane Reis)

O primeiro dia da campanha de multivacinação foi tranquilo nos postos de saúde de Campo Grande, o trabalho teve início nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 30 de setembro, com o Dia D marcado para o próximo sábado (24), quando deve aumentar a corrida aos postos.

Segundo o secretário municipal de saúde, Ivandro Correa Fonseca, a expectativa realmente é para o Dia D. “A população costuma concentrar mesmo no Dia D, mas já vemos que algumas famílias já anteciparam e levaram os filhos”, disse. Ele lembrou que no sábado a vacinação vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para a campanha de imunização, serão enviadas doses de vacina para febre amarela, hepatite A, dupla adulto, DTP, HPV, Meningocócica C, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP, VOP, tríplice viral e tetra viral. O objetivo é imunizar crianças menores de 5 anos, as de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.
Para o posto de saúde do Bairro Tiradentes, a contadora Carolina Alves de Oliveira Dolzan, 26 anos, levou a filha Sarah Oliveira Dolzan, que tem 1 ano e 3 meses para colocar em dia as vacinas. “ Ela já estava no período de trazê-la para tomar vacina e coincidiu com a campanha, então já vamos aproveitar”, disse a mãe. Sarah tomou as vacinas contra a pólio, (VOP), hepatite A, tetraviral e DTP (Antitetânica).

Já a Maria Luiza Serafim, 9 anos recebeu a duplo adulto e a contra HPV. A tia dela, Nayama Deganello, 31 anos, contou que a menina se machucou em um passeio e o médico orientou antecipar a antitetânica. “ Muito bom quando tem essas campanhas porque chama a atenção das famílias, assim todos lembram de trazer os filhos”, disse.

No Bairro Mata do Jacinto, Seila Adriana Trindade Tartari, 38 anos, levou a pequena Juliana Trindade Tartari , que tem um ano e 10 meses. A pequena recebeu o reforço da pólio (VOP), “ eu vim assim que fiquei sabendo da campanha, porque é importante manter a vacina em dia”, disse.

Mato Grosso do Sul terá a disposição 593,4 mil doses de vacina para a Campanha de Multivacinação. Ao todo, 26,8 milhões de doses foram enviadas para as unidades da federação, que serve para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões) e doses extras para a campanha (19,2 milhões).

Nos siga no Google Notícias