ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Campanhas de vacinação oferecem 20 imunizantes a crianças e adolescentes

Prefeitura pede à população que mantenha calendário vacinal em dia

Silvia Frias | 16/08/2022 12:07
Criança sendo vacinada contra paralisia infantil, em Campo Grande. (Foto/Arquivo)
Criança sendo vacinada contra paralisia infantil, em Campo Grande. (Foto/Arquivo)

Com duas campanhas de vacinação em vigor, uma para atualização de caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos de idade, e outra de reforço contra poliomielite para o público entre 1 e 4 anos, as unidades de saúde da Captal tem 20 imunizantes diferentes disponíveis. Alguns deles, como Covid-19 e Influenza, poderão ser aplicados também nos adultos e idosos.

Somente na campanha multivacinação são 18 imunizantes disponibilizados, em todas as unidades de saúde referenciadas. Para o público a partir dos seis meses de idade, também é aplicada a vacina contra a gripe, e quem tem 3 anos ou mais poderá receber também o imunobiológico da Covid-19.

“A campanha se faz necessária porque temos percebido, nos últimos anos, uma redução significativa e perigosa da cobertura de vacinal”, disse o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho. Neste caso, a doença é prevenível pela vacina tríplice viral. Até 2016, não havia casos circulando no País. Em Campo Grande, o último registro é de 2020.

“Neste momento, todas as crianças entre 1 e 4 anos de idade devem se vacinar contra a poliomielite, para evitar que o mesmo ocorra com a paralisia infantil, já que o vírus se mantém circulante outros países”, reforça o secretário.

Covid  e Influenza - As vacinas que evitam formas graves da Covid-19 e Influenza não estão disponíveis apenas para crianças. Toda a população a partir dos seis meses de idade poderão receber a vacina da gripe.

Já o imunizante da Covid-19 poderá ser aplicado em toda a população com pelo menos três anos de idade que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina e comparece a um dos mais de 45 pontos de vacinação referenciados.

Quem já cumpriu o intervalo preconizado pelos fabricantes das vacinas para concluir o esquema vacinal básico poderá também receber a segunda dose. Quatro meses após finalizado o esquema, quem tem 12 anos ou mais poderá receber o primeiro reforço da vacina.

Quatro meses também é o intervalo entre os reforços para quem tem 35 anos ou mais, trabalha na área da saúde ou possui 18 anos ou mais tenha algum imunocomprometimento grave.

Nos siga no Google Notícias