Campeonato de Escalada em Árvore desafia profissionais em Campo Grande
Competição reúne trabalhadores do arborismo e simula situações reais da profissão
Campo Grande foi sede do XI CBEA (Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores) neste fim de semana (17 e 18) e reuniu profissionais do arborismo no Parque das Nações Indígenas.
No evento, foram simulados situações de trabalho de um arborista seguindo os padrões internacionais, por exemplo a forma adequada do manejo das árvores, além da escalada rápida para resgates.
Integrante da equipe organizadora do CBEA, Thiago Ozanan explicou que as atividades foram elaboradas para aproximar ao máximo do trabalho dos arboricultores.
"São várias as modalidades, como por exemplo, a escalada rápida para resgate, onde simulamos uma pessoa ferida, um possível trabalhador na copa da árvore. Então, um segundo trabalhador realiza sua ascensão até a vítima e depois desce com a vítima em segurança. Uma simulação real com boneco”, apontou.
O engenheiro florestal Samuel Caiuá Arruda Pereira representou a Capital no campeonato como aprendiz e ressaltou a importância da cidade sediar o evento.
“É uma gratidão estar recebendo o congresso e a competição aqui em Campo Grande. Além de ser uma oportunidade da população conhecer esse trabalho”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, explicou que o evento é uma das ações em comemoração a Semana da Árvore celebrada pelo município.
“Esta é uma oportunidade de despertar nos trabalhadores a necessidade de atuar com segurança, tendo em vista ser um campeonato técnico que tem por finalidade fixar esses procedimentos aos competidores, que são arboristas. Além de fomentar a divulgação de novas técnicas de trabalho e de novas formas de cuidar das árvores. Demonstrando com isso um novo horizonte para quem atua na área, uma nova oportunidade de gerar emprego e renda por meio do profissional arborista”, completou.